Dia de Campo apresentou a produção local cultivada pela agricultura familiar

A segunda edição do Dia de Campo da agricultura familiar foi um sucesso, o evento reuniu diversas pessoas que foram até a Colônia Cachoeira, para conhecer um pouco mais sobre o cultivo de alguns dos suprimentos que recheiam a mesa do paragominense.

Neste ano, os presentes puderam ver plantações variadas como milho, banana, batata doce, caju, abacaxi, e o início de uma nova produção que está se instalando no município: o cacau. Os produtores apresentaram todo o processo de cultivo e preparação da terra para um melhor resultado na colheita.

O Prefeito Paulo Tocantins esteve acompanhando o evento, e falou sobre o incentivo da Prefeitura sendo como primordial para expandir os horizontes do pequeno produtor, “um dos objetivos do Dia de Campo é apresentar ao pequeno produtor que é possível ter uma diversificação em área pequena, e também que ele pode ter o seu sustento a partir disso e progredir”, disse.

Outro objetivo proposto pela Prefeitura é incentivar cada vez mais o crescimento deste pequeno produtor, onde o Dia de Campo vem justamente para isso, apresentando assim um leque de possibilidades ao agricultor e incentivando o seu desempenho, “precisamos fazer com que o pequeno produtor rural se insira no agronegócio, consiga tirar da terra o seu sustento, e consiga progredir. E também que os filhos desses agricultores sintam que a atividade dos pais é uma coisa rentável e tenham a intenção, e a vontade, de permanecer no campo produzindo para alimentar a cidade e as nossas mesas”, afirmou o Prefeito.

Diversos produtores, de várias regiões, estiveram presentes no evento, aprendendo e também levando seus conhecimentos para os demais. Entre eles estava João Tavares Magalhães, conhecido como Neto, vindo da Colônia do Uraim, que frisou sobre o apoio da Prefeitura para o crescimento dos agricultores, “a Prefeitura é um quadro essencial na vida do produtor, porque ela dá o incentivo em máquinas, na qualidade dos produtos, com a área técnica, que muitas vezes a gente não tinha esse conhecimento e hoje passamos a ser auxiliados pela Prefeitura”, disse.

Neto também destacou que após o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), até mesmo a colheita teve uma precisão mais eficaz, já que o acompanhamento é feito desde o início do processo, “hoje somos muitos gratos, a secretaria tem se colocado em uma posição de estar sempre acompanhando a gente, desde a plantação, preparo de solo, acompanhamento do desenvolvimento da planta, pragas, adubação e até mesmo na colheita. Depois que recebemos esse incentivo as coisas mudaram muito, a gente vê a qualidade dos frutos, da forma de trabalho, aprendemos muito com a secretaria através da Prefeitura”, finalizou.