Escritora retrata a história de Paragominas em forma de poesia

Em versos, os fatos são contados de um jeito simples que chamam a atenção pela harmonia das palavras.

Já imaginou a história de Paragominas contada em versos? Pois é, um projeto assim foi desenvolvido pela escritora paragominense Jorleide Antunes Arruda e ela lança o livro “Paragominas em Versos”, no próximo sábado, 30, às 19h, no Teatro Reinaldo Castanheira.

Jorleide, que também é professora, conta que a ideia do livro surgiu a partir de um projeto de pesquisa que ela desenvolveu junto aos alunos e lá, percebeu que os jovens não conheciam o passado da cidade. “Então, como forma de chamar a atenção dos jovens, resolvi escrever um livro em forma de poesia, tornando a história de Paragominas mais atraente e mais leve, diferente dos livros que, normalmente extensos”, conta a escritora.

A escritora passou dois anos realizando pesquisas que pudessem fundamentar cada um dos versos. Uma das fontes foi o livro “Paragominas, a Realidade do Pioneirismo” da escritora Gláucia Ligia Rabelo Leal e, além disso, realizou entrevistas com pioneiros e com um dos fundadores de Paragominas, o senhor Eliel Faustino, que hoje mora em Belém.

O livro, que possui trinta capítulos, retrata fatos desde o ano de 1958, com o início da construção da Rodovia Belém-Brasília recontando toda a história que a cidade vivenciou ao longo do tempo até 2015, porém, tudo foi transformado em versos que rimam e formam uma iconografia poética. Um dos poemas, chamado “Lamento do Uraim”, foi musicalizado pelo grupo Trupe do Som e será apresentado no dia do lançamento.

Jorleide conta que um dos seus capítulos favoritos fala sobre uma carta escrita por Célio Miranda enviada ao arquiteto Manoel Pinto da Silva. “Há muitas partes do livro que gosto, mas uma em especial mostra que além de visionário, Célio Miranda era um exímio escritor. Em uma das carta que li, o fundador conta que ainda veria Paragominas coberta por flores. Então, transformei as palavras dele em verso e as coloquei em meu livro”, revela Jorleide.

A Prefeitura de Paragominas é apoiadora do projeto e vai distribuir o livro nas bibliotecas das escolas da rede municipal, além de disponibilizá-lo para consulta pública, na Biblioteca Municipal, no Espaço Cultural. E quem tiver interesse de tê-lo em casa, pode adquiri-lo por apenas 25 reais.

A Fundação Cultural do Pará convidou a escritora a realizar o relançamento do livro “Paragominas em Versos” no dia 29 de março em Belém, visto que há muitos paragominenses que residem na capital. “E eu aceitei o convite, salientando que a história de Paragominas não se restringe a cidade, mas se mistura com a história do Pará e do Brasil”, finaliza.

Serviço: Lançamento do livro “Paragominas em Versos”, no dia 30 de janeiro, às 19h, no Teatro Reinaldo Castanheira.