Estradas vicinais recebem obras para melhoria na trafegabilidade

Com o objetivo de fomentar a produção rural e transporte das mercadorias, bem como no trafego de moradores da zona rural, a Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), vem realizando obras nas chamadas estradas vicinais que dão acesso às colônias próximas ao município.

“Já finalizamos os trabalhos na colônia Oriente, estamos trabalhando na colônia Cachoeira e depois vamos passar para Independência. Estamos também com um trabalho na Caip mas agora direcionado aquela região da nova Jerusalém, Vila Nova, e vamos fazer o trabalho indo até a aldeia indígena”, afirmou o secretário municipal de agricultura Breno Colonnelli.

Atualmente três equipes foram direcionadas para as linhas das estradas, a fim de otimizar o trabalho e acelerar o ritmo das obras, com o objetivo de melhorar o acesso da comunidade rural, e interligar cada vez mais a zona rural com a zona urbana, como enfatiza Breno, “a importância dos trabalhos nas estradas é para melhorar o acesso das comunidades até as cidades, das comunidades até as vilas, que é importante para o escoamento da produção, para questões de saúde, de acesso à escola, para melhorar o acesso de todas as pessoas para onde elas quiserem ir”, destacou.

Atualmente os trabalhos estão sendo de recuperação nas estradas de chão, com vários equipamentos para desenvolver isso. Hoje as equipes estão divididas, sendo uma grande que está direcionada a fazer o final da estrada da Caip e em seguida prosseguir com o perímetro que vai até a nova Jerusalém e logo em seguida segue até as aldeias indígenas. A outra parte dos trabalhadores se divide em duas equipes menores, direcionadas para realizar serviços de reparo, como manutenção de pontes em alguns pontos.

Os principais serviços que estão sendo elaborados pela Semagri consistem em: levantar/subir estradas, tirar buracos e pontos de alagamentos e também pontos de atoleiro, melhorando a trafegabilidade local. Para isso estão sendo utilizados equipamentos variados, como: patrol, trator de esteira, três caçambas, uma carregadeira, um rolo compactador e um carro pipa.

“A zona rural é a principal responsável pela produção do sustento e alimento que vem até as mesas dos paragominenses da zona urbana, nada mais justo do que ampliar a rede, melhorando assim as condições da via, sem contar que também atende os moradores locais viabilizando o acesso a serviços importantes na zona urbana”, falou o Prefeito Paulo Tocantins.