Família Educadora da Escola Raimundo Nonato Sobrinho abre atividades para o ano letivo 2017

Um dos segredos para uma vida escolar feliz e equilibrada é envolver a família no processo de educação da criança ou do adolescente. Em maio, Paragominas completa um ano da implantação do Projeto “Família Educadora”, cuja proposta principal é atrair pais, mães e filhos para dentro do ambiente escolar e envolvê-los em ações de cidadania e de educação, aos finais de semana, principalmente.

A Escola Municipal Raimundo Nonato Sobrinho é um exemplo de instituição que abraçou a proposta e segue com ações pedagógicas de envolvimento com a comunidade e firmando parcerias com empresas privadas. Na tarde desta quinta-feira, 2, a escola deu início às atividades da “Família Educadora”, com uma grande reunião de boas-vindas aos alunos e pais, e contou com a participação da Prefeita em exercício, Mozimeire Costa, além do Promotor do Ministério Público Estadual, Reginaldo César Alvares, alguns empresários e comunidade.

Para a Prefeita em exercício, Mozimeire Costa, o envolvimento entre o poder público e a escola, neste caso, com os pais dos alunos é um dos caminhos para a melhoria na educação. “Queremos, cada vez mais, fortalecer os laços da família com a escola, promovendo ações que consolidem tais vínculos e é por isso que buscamos parcerias na iniciativa privada, pois temos a consciência que juntos somos mais fortes”, afirma Mozimeire.

Carlos Freire, do Hotel Regente, é um dos parceiros do “Família Educadora”, na Escola Raimundo Nonato Sobrinho e disse que “contribuir com o projeto é investir no futuro de crianças e adolescentes”. Para ele, um dos papéis do empresariado é apoiar iniciativas que promovam a melhoria de vida para a comunidade e com isso, construir novas oportunidades para a juventude.

Este ano, a proposta da “Família Educadora” na Escola Raimundo Nonato Sobrinho tem uma novidade: trabalhar a musicalidade com os alunos. É o que revela a Diretora da instituição, Marialba Farias. “Conseguimos uma parceria com a Orquestra Acordes para o Futuro, de Canaã do Pará (Ipixuna do Pará), que contará com o apoio de um maestro e demais músicos, que vão ensinar os nossos alunos a tocar instrumentos, principalmente de corda. Com isso, pretende-se despertar na criança ou no adolescente, o gosto pela música e, quem sabe, revelar muitos talentos”, empolga-se Marialba.

O Promotor do MP, Reginaldo Álvares, parabenizou as ações desenvolvidas pelo Projeto “Família Educadora”. “Todo projeto que envolve família e escola precisa ser replicado em todos os locais. E o Ministério Público vem contribuir com esse tipo de iniciativa e se fazer presente para ser parceiro”, afirma o Promotor.