Grávidas em acompanhamento familiar recebem apoio da Prefeitura

Com intuito de proteger, dar segurança e afeto, a Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria de Assistência Social- Semas, realiza durante o ano encontros com as gestantes através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. A ideia é prestar esclarecimentos para tornar o ambiente mais saudável e tranquilo para o bebê, auxiliando as gestantes na percepção de suas responsabilidades e da participação da família.

No Centro de Referência em Assistência Social – CRAS é realizada acolhida, apoio, orientação e acompanhamento às famílias e indivíduos na garantia dos seus direitos e cidadania, com ênfase no direito à convivência familiar e comunitária, por meio de ações como grupos de convivência, cursos profissionalizantes, oficinas de trabalhos manuais, Projovem Adolescente e palestras socioeducativas.

“Diante do que foi observado, percebeu-se a necessidade de realizar um trabalho de apoio psicossocial às gestantes, que busca proporcionar às mulheres grávidas, segurança e confiabilidade, informações e orientações de modo que elas sintam-se acolhidas e preparadas para a chegada do bebê.” Explica Alexandro Almeida que é Superintendente de Gestão de Proteção Social Básica da Semas.

De acordo com a Semas, se entende que durante a gestação a mulher como individuo de múltiplas determinações apresenta além do risco do estado de gravidez sobre as várias faces da questão social. “É uma vivencia num período de reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social que faz a gestante ficar propensa a uma multiplicidade de sentimentos.” Finaliza a secretaria de assistência social Tânia Cardoso.

Os grupos de gestantes funcionam em todos os espaços do CRAS nos bairros Camboatã, Morada do Sol e Jaderlândia durante o ano inteiro, é um espaço de reflexão sobre as diversas mudanças que as mulheres atravessam na gestação, os quais possibilita a troca de informações objetivas sobre o ciclo gravídico-puerperal, proporciona um espaço grupal de discussão dos diferentes aspectos que envolvem a gravidez, o parto, o puerpério e os cuidados com um filho recém-nascido, auxilia na expressão dos sentimentos, além de servir como um grupo de apoio na elaboração dessa nova situação de vida. O acompanhamento é feito por psicólogos e assistentes sociais através de atividades como palestras, passeios, dinâmicas e encontros.