Hospital em Paragominas é certificado com o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Na manhã da última quinta-feira (12), aconteceu uma importante solenidade de entrega do certificado da Organização Nacional Acreditação (ONA), em decorrência dos bons serviços prestados pelo Hospital Regional Público do Leste (HRPL) em Paragominas.

A Prefeitura esteve presente, principalmente por ser uma parceira do HRPL no incentivo ao atendimento prestado aos munícipes, em decorrência do cuidado com o cidadão paragominense.“Co

m a chegada de hospitais regionais no interior do estado estamos conquistando muitos benefícios. E com planejamento, estamos descentralizando os atendimentos de alta complexidade na capital. Temos ganhado força no interior e isso vem facilitando muito a prestação dos serviços de saúde para a população”, disse o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, que esteve presente na solenidade.

Sendo um reconhecimento a nível nacional, o HRPL se destaca no âmbito estadual, sendo um centro de referência, ultrapassando até mesmo os atendimentos realizados na Capital Paraense, e se tornando parte do grupo de apenas 10 hospitais no Pará que possuem o reconhecimento ONA.
Referência em atendimento de urgência às vítimas de acidente vascular cerebral, o HRPL, foi certificado pela ONA1 por atender o critério de segurança do paciente em todos os seus processos.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com o objetivo de promover um processo constante de avaliação e aprimoramento na área de saúde. Para alcançar a certificação, que é um processo voluntário, a gestão do HRPL contou com o compromisso dos mais de 400 colaboradores, diretos e indiretos, que incorporaram o processo de adequação da gestão. Essas etapas foram trabalhadas com a integração das lideranças e disseminadas junto à equipe multiprofissional, por meio de sucessivos treinamentos e reuniões.

“Nós temos hoje no Brasil mais de 5600 hospitais e só 304 acreditados. Nós entramos no seleto grupo de hospitais acreditados no Brasil. Foi uma conquista que durou 12 meses, todo o ano passado nós incrementamos processos, fizemos gestões para que a gente conseguisse atender esse objetivo”, disse o diretor executivo do HRPL Dr. Júlio Garcia.

Quem também esteve presente no evento representando o Estado, foi o secretário de Estado de Saúde, Dr Victor Matheus, que falou da importância de um hospital do interior receber este reconhecimento.

“Se a gente pegar uma história da saúde do Pará em 20 anos, toda a alta complexidade era feita em Belém, houve um planejamento de centralizar esses procedimentos para o interior. E hoje aqui é um dia de glória, de festejar uma celebração de uma premiação de uma entidade nacional reconhecendo o hospital de Paragominas como de qualidade que dá a promoção da segurança do atendimento ao paciente”, afirmou.

Os esforços continuam, com medidas a serem tomadas para levar o nome de Paragominas cada vez mais para fora de forma positiva e que agregue valor aos trabalhos prestados na esfera municipal como é o caso dos servidores do HRPL.”