IX Conferência de Assistência Social em Paragominas

Pela 9ª vez acontecerá em Paragominas a Conferência de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, onde o debate coletivo deve oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais.

O assistente social tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego e saúde. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.

Qual a finalidade de uma Conferência?

Conferir e avaliar o que está sendo realizado e propor novas medidas para que a Política de Assistência Social possa avançar para atender às necessidades e direitos dos seus usuários.

Será um espaço de caráter deliberativo que oportunizará o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

“Um dos maiores desafios da Prefeitura de Paragominas é implementar políticas públicas eficientes para promover o desenvolvimento social e assegurar – através de ações, serviços, projetos e programas – a redução das vulnerabilidades da sociedade. ” Explica a secretária de assistência social de Paragominas Tânia Cardoso.

Para participar da conferência foram convidados gestores da assistência social e representantes de órgãos públicos, trabalhadores da assistência social e de outras Políticas que fazem interface com a Assistência Social, representantes de entidades de assistência social, usuários e representantes de organizações de usuários, representantes de Conselhos Setoriais (saúde, educação) e de Defesa de Direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher).

Hoje Paragominas conta com os serviços de Cadastro Único, Grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEF), Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Crianças, Jovens e Idosos, tem também o programa de geração de emprego e renda. Conta com um abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco, projetos educacionais de habitação, serviço de abordagem de rua para atender imigrantes, participação em campanhas nacionais, sociais e apoio a ações dos Conselhos Municipais e Tutelares. Tem também o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social que é a proteção básica e dentro dele tem o PAIF, que é o Programa de Atenção a Família.

Você também pode participar, afinal o sucesso de uma conferência de assistência social é a participação popular, anota aí: a IX Conferência de Assistência Social será no Teatro Reinaldo Castanheira – Secult, nos dias 05 e 06 de julho de 2017 das 08h às 16h.