Levantamento aponta que o número de procedimentos de saúde é maior que o de habitantes em Paragominas

O atendimento de saúde em Paragominas é visto como uma preocupação genuína por parte da Prefeitura, que através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), busca pela otimização do atendimento à população tem auxiliado no que se faz necessário para a qualidade de vida do paragominense.

Pensando nisso, a Sems através da Superintendência de Atenção Básica vem realizando mensalmente um relatório com informações a respeito dos atendimentos realizados nas 20 unidades básicas de saúde que atendem os cidadãos de Paragominas, onde é feito o tratamento inicial, prevenindo e diagnosticando, como enfatiza superintendente municipal Roberto Gomes, “as unidades são a porta de entrada dos pacientes no serviço único de saúde, e os atendimentos prestados na nossa municipalidade são de referência haja vista que temos 20 estratégias de saúde que correspondem ao atendimento de 72% da população”.

Este é um serviço que tem um diferencial, visto que esta prestação de contas é de forma transparente, onde tais informações podem ser encontradas no sistema nacional de atendimentos, além de fazer com que Paragominas seja o único município na região norte que faz o envio mensal das informações de forma pontual, sem atrasos.

Por isso, foi realizado um levantamento que apresentam dados referentes ao primeiro trimestre de 2018, onde em apenas 90 dias, aproximadamente 118.962 mil procedimentos, entre consultas médicas, atendimentos odontológicos, entre outros foram realizados nessas unidades básicas de saúde do município, quantidade essa maior que o número de habitantes da cidade de Paragominas.

“Tivemos 26 mil consultas médicas, mostrando assim a qualidade de vida que temos no nosso município. Isso é salutar para a cidade, mostra que a atenção básica e os atendimentos e cuidados estão chegando para os mais necessitados, que são as pessoas que estão nas periferias, nas zonas rurais, ou seja, estamos atendendo a nossa população de forma exequível, sendo que nos demais municípios este número não chega nem a 10% no trimestre, e a meta do ministério da saúde no trimestre é atender pelo menos 10% da população, e em Paragominas estamos atendendo 24%”, disse Roberto.