Matrículas abertas para a Rede Municipal de Ensino

As matrículas de alunos novatos para o ano letivo de 2017 já estão abertas na Rede Municipal de Ensino de Paragominas. São ofertadas mais de 25 mil vagas para crianças da Educação Infantil, a partir dos 3 anos, além dos Ensinos Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos – EJA e a Prefeitura de Paragominas garante que ninguém vai ficar fora da escola!

Desde terça-feira, 2, estão abertas as matrículas para alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1, ou seja, do maternal ao 5º ano. A partir de segunda-feira, 9, começam as matrículas para os alunos do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ressaltando que este período de matrículas vale para todas as escolas da Rede: urbanas, rurais e indígenas.

Para intensificar o serviço e não deixar nenhuma criança ou adolescente fora da sala de aula, a Secretaria de Educação está trabalhando em caráter de plantão, todos os dias, inclusive sábado e domingo, até o dia 13 de janeiro. Segundo a Vice-prefeita, Mozimeire Costa, que também acumula o cargo de Secretária de Educação, o objetivo desses plantões é não deixar nenhum pai sem atendimento. “A SEMEC abre suas portas para os pais ou responsáveis dos nossos alunos, orientando e encaminhando para as escolas de preferência, adiantando toda a documentação. Com isso, facilitamos para este pai e ele não perde muito tempo na hora de matricular seu filho”, informa Mozimeire.

Ainda de acordo com a SEMEC, todas as escolas da Rede estão com vagas, com exceção da EMEF Salmonozor Brasil. “É claro que, à medida que as matrículas são realizadas, as vagas acabam sendo preenchidas, por isso, é natural que em determinada escola acabe a vaga antes de outras. Isso não significa que o aluno ficará sem estudar e sim, que ele será direcionado à outra instituição”, explica a Vice-prefeita.

Para este ano, a novidade é a oferta do ensino médio técnico, por meio de parceria com o Instituto Federal do Pará, o IFPA. Mesmo não sendo de responsabilidade da Prefeitura, o ensino médio é uma preocupação da gestão, pois, segundo levantamento feito pela SEMEC, cerca de 70% dos jovens que concluem o ensino fundamental não dão continuidade aos estudos. “Vemos no ensino médio profissionalizante um plus para o jovem e esperamos que se sintam atraídos por esta modalidade e com isso, não desistam de estudar”, torce Mozimeire.

A Educação de Jovens e Adultos – EJA também ganhará uma reformulação e contará com a parceria do IFPA. Essa também é uma medida para atrair, principalmente os jovens que abandonaram os estudos e promover o retorno deles.

Matrículas Rede Municipal

De 3 a 13/01 – Matrículas abertas para alunos da Educação Infantil até o 5º do Ensino Fundamental;

De 9 a 13/01 – Matrículas abertas para alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano e EJA;

Plantão SEMEC até o dia 13/01, durante a semana das 7h30 às 17h30 (sem intervalo de almoço), sábado e domingo, de 8h às 12h.

Rede Estadual

Na Rede Estadual, as matrículas também estão abertas para o 1º, 2º e 3º anos nas Escolas Raimundo Laureano, Guilherme Gabriel, Castelo Branco e Escola Técnica Estadual. As vagas são para os três turnos: manhã, tarde e noite, sendo o mais procurado o turno da manhã. Também nas escolas da Rede Estadual, o atendimento está sendo feito sem intervalo de almoço e as matrículas só terminam quando não restarem mais vagas.

Para matricular, precisa das cópias dos seguintes documentos:

– Histórico Escolar ou ressalva;

– Três fotos 3×4;