Matrículas para alfabetização de adultos estão abertas em Paragominas

O Programa “Alfa Paragominas: caminho da cidadania” está com vagas abertas para alfabetização de adultos. Jovens a partir de 15 anos já podem se matricular gratuitamente nas escolas e também na Secretaria de Educação.

Na primeira carteira da sala de aula, está sentado um menino de 15 anos com processo de escolarização tardio. Na última fileira, uma senhora com seus 90 e poucos anos que finalmente coloca no papel o imenso saber que tem na mente experiente.

Não se deve subestimar o jovem ou adulto aprendiz. O marceneiro pode não saber escrever uma equação, mas ele a trabalha a todo tempo nas superfícies de seu ofício. O mesmo se pode dizer da dona de casa, que sabe milimetricamente a medida para se fazer um bolo, embora não consiga escrevê-la. Em uma realidade de 13 mulhores de adultos acima de 15 anos que não sabem ler e escrever é preciso reconhecer antes o que eles de fato sabem.

A Prefeitura de Paragominas e a mineradora Hydro são parceiras no programa “Alfa Paragominas: Caminho da cidadania” que consiste em reduzir o analfabetismo da cidade, e o programa já beneficiou mais de oito mil jovens e adultos no município.

“Paragominas já avançou muito na alfabetização de adultos e hoje é um pouco mais difícil encontrar pessoas que não sabem ler e escrever, porque fazemos um trabalho de formiguinha e assertivo na busca ativa desses alunos. É por isso que precisamos da ajuda de todos para erradicarmos o analfabetismo, formando mais pessoas, contribuindo para melhoria de vida delas.” explica o prefeito Paulo Tocantins.

A secretaria de educação (Semec) está fazendo a última chamada para as vagas nas escolas Reginaldo Souza Lima, Amilca Tocantis, Amador Perez, Hilda Oliveira Sá e Escolas do Campo.

As aulas acontecerão nos dias de segunda-feira, terça-feira e quarta-feira sempre das 19h às 22h.

Para a matrícula leve seu RG ou Certidão de nascimento ou Certidão de casamento, CPF e comprovante de residência. As aulas, o material pedagógico e a merenda escolar são gratuitos. E caso o aluno necessite de atendimento oftalmológico e de óculos também serão encaminhados para receberem o auxílio necessário através da Secretaria de Saúde (Sems).

Confira os locais e horário de matrícula:

SEMEC: 08h às 12h das 14h às 18h

Ginásio de Esportes: 08h às 12h das 14h às 18h