Microempreendedores individuais ganham semana dedicada à capacitação

A Prefeitura de Paragominas está sempre incentivando o empreendedorismo local a fim promover resultados fomentando cada vez mais a economia no município. Por isso, o poder municipal incentiva de perto todos os trabalhos realizados pelo Sebrae, que vem buscando mecanismos de auxiliar e incentivar os empreendedores de Paragominas.
O prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, afirma a importância do apoio ao pequeno negócio, “uma das funções primordiais dos gestores e prefeitos é aplicar o incentivo ao empreendedorismo nas cidades. Fomentar o pequeno produtor e os pequenos negócios, pois tem uma importância muito grande, e também incentivar a prática e a legalização do pequeno empreendedor”, disse.
Durante esta semana acontece em todo o Brasil a Semana do MEI (semana do microempreendedor individual), e em Paragominas os microempreendedores individuais poderão contar com uma programação variada que acontece de 21 à 25 de Maio, proposta pelo Sebrae com o apoio da Prefeitura.
O analista de negócios do Sebrae, Allony Farias, enfatizou sobre a importância deste apoio da Prefeitura, o que, segundo ele, é fundamentalmente para o fortalecimento do ambiente legal e do contato com o empreendedor, “esse apoio e parceria da Prefeitura ajuda muito no desenvolvimento e no fortalecimento do ambiente empreendedor, pois trabalhamos em conjunto, e isso facilita o processo, assim conseguimos atingir mais o nosso público que no caso é o MEI, contribuindo muito pois com esse apoio conseguimos chegar em um número maior de empreendedores”, disse.
Este ano a programação vai se ramificar por cinco segmentos como o de beleza e estética, alimentos e bebidas, artesanato, varejo da moda e mini mercado, buscando apoiar e aprimorar os conhecimentos dos Mei’s de cada área específica.
A semana começou com uma palestra voltada para o público de beleza e estética, para aprimoramento das redes sociais e também design de ambientes, seguindo com a palestra especial dia dos namorados intitulada “Amor e Sabor”, com o foco para os confeiteiros que visam alavancar o seu negócio, como afirma Allony, “é uma oportunidade de aprender novas técnicas para melhorar a venda deles no período do dia dos namorados, com técnicas e receitas que vão ajudar na potencialização da venda”, disse.
O próximo grande evento é o seminário de crédito, intitulado “Mais oportunidades para crescer”, onde na ocasião os microempreendedores individuais poderão aprofundar seus conhecimentos econômicos, principalmente a respeito de investimentos para prosperar ou até mesmo iniciar um negócio, como explica Allony, “é um seminário que busca apresentar para os microempreendedores individuais oportunidades de acesso a crédito nas instituições financeiras”.
Nesta semana, além das palestras, os Mei’s poderão contar com serviços como: alteração/atualização do MEI, abertura de empresa MEI, declaração anual de faturamento, entre outros.
Serviço:
Todas as palestras e workshops são inteiramente gratuitos, e qualquer microempreendedor individual interessado poderá participar, basta que se encaminhe até o Sebrae localizado na Praça 3 Irmãos, bairro Cidade Nova, s/n, em Paragominas, e realize sua inscrição.
Programação completa:
SEMINÁRIO – 22 a 23 de maio
AMOR E SABOR
ESPECIAL DIAS DOS NAMORADOS
WORKSHOP: Chocolates e Trufas (Parte II)
22 de maio – 08h30 às 11h30
Inscrição: SEBRAE Paragominas
WORKSHOP: Chocolates e Trufas (Parte II)
22 de maio – 14h30 às 17h30
Inscrição: SEBRAE Paragominas
WORKSHOP: Design e Confeitaria (Parte I)
23 de maio – 08h30 às 11h30
Inscrição: SEBRAE Paragominas
WORKSHOP: Design e Confeitaria (Parte II)
23 de maio – 14h30 às 17h30

TERÇA: 22 de maio – ALIMENTOS E BEBIDAS
PALESTRA (SEBRAE): 09h às 11h
Como agregar valor à produtos/serviços no setor de alimentação fora do lar.
PALESTRA (SEVEN KAT): 14h às 16h
Food Experience para negócios de alimentação fora do lar.
RODADA DE NEGÓCIOS – Despolpadores de açaí: 08h às 12h

SEMINÁRIO DE CRÉDITO: 23 de maio – 18h30
“MAIS OPORTUNIDADES PARA CRESCER”
LOCAL: Auditório da Prefeitura Municipal.

QUARTA: 23 de maio – ARTESANATO
PALESTRA (INOVA DESING): 08h às 10h
Uso das redes e mídias sociais para venda de artesanato.
OFICINA (APPORTE JR): 14 às 16h
Criação de conteúdo no segmento de artesanato para mídias sociais.

QUINTA: 24 de maio – ACESSÓRIOS, CALÇADOS E VESTUÁRIO
PALESTRA (SEBRAE): 08h às 10h
Experiência do consumidor no segmento de acessórios, calçados e vestuário.
PALESTRA (SEBRAE): 15h às 17h
MEI para Começar Bem – Passo a Passo para Formalização.

SEXTA: 25 de maio – MINIMERCADO
PALESTRA (APPORTE JR): 08h às 10h
Design de ambientes para minimercados e mercearias.
PALESTRA (SEBRAE): 14h às 16h
Redução de desperdícios em minimercados e mercearias
RODADA DE NEGÓCIOS – Minimercados: 94h às 21h