Mulher respeitada é um direito e todos precisam fazer valer essa conquista

Amanhã (19), Paragominas sediará a 1º Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que acontecerá no teatro Reinaldo Castanheira com objetivo de abrir um espaço político de debate de ideias sobre o assunto.

Quantas mulheres são motivo de diversão em programas televisivos de humor? Quantas já não ouviram a frase “lugar de mulher é pilotando fogão”, ou mesmo, “Essa é pra casar”, e ainda “casa, comida e roupa lavada, vamos lá pra casa?”, ou passaram pelo constrangimento de ser apertadas dentro de um ônibus lotado? E para piorar são classificadas como comidas ou frutas “gostosa, delícia”, e até mesmo comparadas a animais de caça “aí se te pego”, “se eu te pegar você vai ver”, “mulher é o sexo frágil, somos o macho Alfa”.

Por todos esses motivos a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal Saúde de Paragominas, realizará amanhã (19) a 1º Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, com o tema “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das mulheres” e terá como local o teatro Reinaldo Castanheira. A Conferência contará com a participação de representantes das entidades organizadas do município, autoridades, a população em geral, equipe de saúde e conselheiros municipais de saúde.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres servirá de espaço político para o debate de ideias e propostas, com o objetivo de garantir a continuidade da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação. Serão debatidas questões como o enraizamento de valores e práticas para o desenvolvimento da capacidade de formulação que propicie o crescimento da força das mulheres para se livrarem do jugo patriarcal, do machismo, do sexismo e da misoginia e que contribua para o avanço do controle social no SUS, para a garantia da atenção integral à saúde das mulheres.

Hoje as mulheres em Paragominas contam com a Delegacia da Mulher para fazer valer a lei, tem também acesso ao Programa de Saúde da Mulher na rede de saúde municipal e demais Secretarias. A Secretaria Municipal de Saúde de Paragominas aguarda a população em geral para o evento, a inscrição pode ser realizada no evento a partir das 8 horas.