Novembro Azul – Homem que se cuida, tem atitude!

No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promover uma mudança de comportamento em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.

A Prefeitura de Paragominas já realiza há 03 anos uma ampla programação na cidade, que é aberta ao público onde leva-se informação sobre o tema e também realiza ações em algumas empresas privadas na cidade.

“Ao longo desse período vimos que a campanha tem tido êxito em sensibilizar o público masculino quanto à prevenção, pois a cada ano notamos um número crescente de homens em busca do exame PSA (antígeno prostático específico) e em busca de informações sobre o câncer de Próstata.” Diz Naasom André de Sousa, que é Coordenador de Educação em Saúde e Saúde do Homem.

A Campanha Novembro Azul tem sido estratégica para despertar o interesse público, pois ainda há grande dificuldade de detecção precoce pelo preconceito por parte dos homens quanto ao exame de toque retal. Com as ações pela cidade tem-se sensibilizado os homens para o cuidado com a saúde, focando na prevenção, já que a maioria dos homens só procuram a unidade de saúde quando uma doença já está instalada e em estágio avançado.

A abertura oficial em Paragominas acontecerá na sexta-feira (10) na Agência de Saneamento de Paragominas – Sanepar, com palestras e orientação médica sobre o assunto. Mas o grande dia será 22 de novembro, o dia “D Azul” que contará com atendimento prioritário para os homens nos postos de saúde, com consultas, exames de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, vacinas e solicitações de exames, inclusive de PSA. Caso seja detectado qualquer alteração, logo serão realizados exames complementares e encaminhado à atenção especializada.

Em Paragominas a média mensal de exames de PSA é de 246 exames realizados, na campanha passada foram realizadas 269 solicitações, totalizando os meses de novembro com 398 e dezembro com 418 exames realizados no ano de 2016.

No mês de novembro a cidade receberá vários eventos em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul, confira a programação:

Durante todo o mês acontecerão palestras e ações no Hospital Municipal e Hospital Regional.

10 de novembro: acontecerá a abertura da Campanha Novembro Azul na Sanepar a partir das 8h30

De 12 a 17 de novembro: durante a programação do Círio de Paragominas acontecerá momentos com orientação sobre saúde, na cavalgada, moto romaria, ciclo romaria, corrida e carreata.

14 de novembro: acontecerá uma blitz no Projeto Saúde na Praça com tema “Violência Contra a Mulher”, será às 18h no estacionamento do supermercado Aliança.

22 de novembro: será o dia “D Azul” nas unidades de saúde de Paragominas.

23 de novembro: acontecerá no auditório da Secult um seminário temático com o tema “Violência contra a Mulher”, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

25 de novembro: para fechar com “chave de ouro” as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul acontecerá uma ação intersetorial na Praça do Ginásio com vários serviços para a população de 8h às 12h.