O Hospital Regional de Paragominas recebe certificação de qualidade em saúde no Brasil

Recebemos uma boa notícia e vamos compartilhar com vocês: o Hospital Regional Público do Leste do Pará (HRPL) está entre os 09 melhores hospitais públicos do Pará.

Vamos explicar melhor: é que o HRPL foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como hospital acreditado nível 1, por atender o critério de segurança do paciente em todos os seus processos, o que inclui o aspecto da estrutura do ambiente hospitalar, pessoas capacitadas e processos institucionalizados.

Hoje, o hospital é referência em atendimento de urgência às vítimas de acidente vascular cerebral. Por isso, tem todo um cuidado para atender da melhor maneira possível. A conquista desta certificação não aconteceu do dia para noite.

A gestão contou com o compromisso dos mais de 400 colaboradores, diretos e indiretos, que incorporaram o processo de adequação da gestão. Esse processo passou pela construção do planejamento estratégico do hospital, readequação de seus processos, implantação da gestão de documentos e gerenciamento de risco, entre outros. Essas etapas foram trabalhadas com a integração das lideranças e disseminadas junto à equipe multiprofissional, por meio de sucessivos treinamentos e reuniões.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil com o objetivo de promover um processo constante de avaliação e aprimoramento na área de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. “Este é um processo voluntário, que começamos em 2017, por entender que o ambiente já era propício para esse avanço na administração hospitalar, junto com o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente para disseminar e consolidar uma cultura de qualidade entre todos os profissionais do hospital” explica o diretor executivo do HRPL, o administrador hospitalar Júlio Garcia.

Para o Prefeito Paulo Tocantins contar com um hospital da qualidade do HRPL em Paragominas é dar mais segurança aos pacientes paragominenses que precisam dos serviços disponibilizados pela instituição. “A Prefeitura, desde o momento que soube da implantação do Hospital na cidade, foi parceira e atuou junto ao Governo do Estado para que o sonho de ter o atendimento de média e alta complexidade aqui fosse realidade. Acolhemos a conquista do ONA 1 pelo Regional com muita felicidade e a certeza que mais certificações virão e com isso, a qualidade de atendimento e serviço só tendem a melhorar”, afirma Tocantins.