Painel Funarte de Bandas de Música 2016 chega a Paragominas

Começa hoje em Paragominas mais uma edição nacional do Painel Funarte de Bandas de Música 2016, que pela primeira vez receberá os cursos de capacitação. O evento, que leva cursos e oficinas musicais para instrumentistas de várias regiões do país, será realizado de 11 a 15 de novembro. Músicos vindos de vários estados brasileiros compõem o quadro de professores escolhidos para a edição deste ano. A abertura foi realizada agora pela manhã, na Faculdade de Educação Superior de Paragominas (FACESP), localizada no km 01 da PA 256 e logo em seguida, iniciaram as oficinas musicais.

A programação artística do Painel será nos dias 14 e 15 de novembro. No dia 14, às 20h, acontecem os concertos com as classes de instrumento e com a participação dos 11 professores que ministrarão as oficinas. No dia 15, será a vez das bandas sinfônicas formadas durante o Painel realizarem as apresentações musicais. Os concertos serão abertos ao público com entrada franca.

As atividades de capacitação oferecidas durante o evento estão distribuídas em cursos de técnica e fundamentos para instrumentos de percussão em geral, de sopro (flauta, clarineta, saxofones, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba), percepção musical, instrumentação e arranjo, reparo e manutenção de instrumentos de sopro, regência (técnicas de ensaio/prática de conjunto) para maestro de banda de música.

Para a realização dos Painéis Funarte de Bandas de Música são celebradas importantes parcerias, por meio das quais a Funarte e o Ministério da Cultura, junto a instituições estaduais de cultura, municipais, privadas e universidades, buscam aprimorar, atualizar e ampliar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música, com estímulo à troca de experiências proporcionada pelos encontros. Neste caso, a Prefeitura de Paragominas é uma grande parceira na realização do evento, pois dá o todo o apoio logístico à organização.

O Painel tem duração de cinco dias e seu quadro de professores conta com profissionais de reconhecida competência, provenientes de diversas regiões do país. No Pará, a instituição parceira na realização do Painel de Bandas é a Fundação Carlos Gomes (FCG), que desde 2011 ajudou a levar o evento para Vigia, Bragança, ponta de Pedras e Salvaterra, na Ilha do Marajó.

Painel de Bandas de Música – Em 1976, foi criado pela Funarte o Projeto Bandas de Música. Desde então, a iniciativa atua em prol do desenvolvimento das bandas de música no Brasil, com foco na preservação de sua rica tradição musical, através do levantamento e edição de partituras, guias e manuais, distribuição gratuita de instrumentos musicais e realização de cursos de capacitação e atualização para músicos, maestros, arranjadores e técnicos de manutenção de instrumentos de sopro.

SERVIÇO: Painel Funarte de Bandas de Música – 11 a 15 de novembro de 2016.