Paragominas: ​Nova plataforma de ensino é tema de encontro

Com o objetivo de apresentar uma nova plataforma que visa aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Paragominas, foi realizado esta semana, um curso de formação com a equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Cerca de 25 colaboradores participaram do encontro, que aconteceu na Escola Municipal Maria Silvia Nunes.

A plataforma foi desenvolvida em uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, para auxiliar as redes públicas de educação no uso de dados e indicadores educionais. Segundo a coordenadora de educação, Rosiene Piedade, a  QEdu Redes busca melhorar a qualidade de ensino nos municípios, por meio da sistematização dos dados de aprendizagem nas escolas. “A partir da identificação desses dados, é possível sugerir intervenções pontuais na escola e atingir resultados mais eficientes na educação”, comenta.

Rosiene explica que, neste primeiro momento, a formação foi voltada para a equipe da Secretaria de Educação, mas que, em breve, se estenderá para professores e coordenadores das escolas. “A ideia é socializar cada vez mais o uso e ferramentas da plataforma, a fim de todos adquiram o conhecimento necessário para aproveitá-la de maneira eficaz”, pontua.

A QEdu Redes ainda disponibiliza o resultado detalhado do Ideb da rede e de cada escola, resultados da rede e das escolas em cada descritor da matriz de referência da Prova Brasil, além de identificar as escolas prioritárias para receberem formação em cada tópico, simular o impacto sobre o Ideb das ações implementadas para correção das taxas de aprovação e as mudanças nos resultados obtidos na Prova Brasil em cada disciplina.