Paragominas antecipa vacinação contra vírus Influenza H1N1

0

Cerca de 21 mil doses serão disponibilizadas na rede pública e a meta é imunizar 80% de cada grupo recomendado.

A campanha de vacinação contra o H1N1 começou hoje (25), em todos os postos de saúde da rede pública de Paragominas. Pelo calendário nacional, a campanha só começaria no próximo dia 30, mas a data foi antecipada devido ao crescente número de casos de pessoas contaminadas pelo vírus em todo o Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários. No grupo de risco estão crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Também podem ser imunizadas, mulheres com até quarenta e cinco dias de parto, detentos e funcionários do sistema prisional. Lembrando que a vacinação não é indicada a pessoas que possuam alergia grave à proteína de ovo e já tiveram reações adversas a doses anteriores da vacina.

A partir de hoje, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde da rede pública. No sábado, dia 30, será o Dia D da campanha com vacinação nos seguintes locais: Posto de Saúde do Nagibão, Morada do Sol, Jardim Atlântico, Jaderlândia e na Secretaria de Saúde. Para se vacinar é necessário apresentar a identidade, cartão de vacinação e cartão do SUS.

Os sintomas da gripe causada pelo Influenza H1N1 são bem parecidos com os do resfriado e da rinite alérgica. No entanto, são mais severos, impossibilitando a pessoa acometida de exercer suas atividades diárias, normalmente. Apesar de não ser uma doença grave, e raramente provocar sintomas por mais de duas semanas, a gripe é responsável pela morte de milhares de pessoas, todos os anos, em razão da baixa imunidade, e/ou em decorrência do surgimento de outras doenças, como pneumonias.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade