Paragominas apresenta projeto de reciclagem de resíduos orgânicos pioneiro no País

Em parceria com o governo, a Prefeitura do município apresenta nesta quinta-feira (26) iniciativa que pretende aliar saúde, acesso à moradia, responsabilidade e geração de renda

Nesta quinta-feira, 25, o município de Paragominas se prepara para dar mais um grande salto no desenvolvimento da cidade, que possui apenas meio século de emancipação. Trata-se da constituição da Cooperativa de Reciclagem de Resíduos Orgânicos do Residencial Morada dos Ventos, uma iniciativa da Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). O objetivo do projeto é aliar saúde, acesso à moradia, responsabilidade ambiental e geração de renda para os moradores do local.

Após a realização de capacitações sobre o funcionamento de uma associação e cooperativa, ocorrerão nos dias 25 e 26, em Paragominas, o curso de conselheiro fiscal e a cerimônia oficial de constituição da Cooperativa de Reciclagem de Resíduos Orgânicos do Residencial Morada dos Ventos. Construído após o remanejamento dos moradores em situação de vulnerabilidade social, o residencial agora terá também a oportunidade de gerar fonte de renda, por meio de novas atividades oriundas do projeto.

Após a entrega da moradia, a Prefeitura do município se dedica à segunda fase do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, que consiste em promover o acompanhamento social dos moradores. Uma das problemáticas percebidas durante o processo foi a destinação do lixo orgânico, jogado nas ruas e quintais, que atraía insetos e ocasionava doenças. Tendo isso em vista, a Secretaria de Assistência Social realizou ações educativas a respeito da coleta seletiva, com palestras e técnicas de separação do lixo. A solução encontrada foi a utilização das máquinas de compostagem, capazes de transformar o lixo, por meio de um processo de desidratação, em adubo orgânico.

A partir daí, a Prefeitura de Paragominas enviou uma solicitação de verba ao Governo Federal para adquirir esses equipamentos. Após dois anos de persistência, esta será a primeira vez no Brasil que o Ministério das Cidades financia equipamentos, visto que o projeto do município apresenta cunho social. O investimento custou R$ 186 mil reais e espera-se, também, que projeto participe do Programa de Boas Práticas, da Caixa Econômica Federal, como exemplo a ser seguido em outras cidades do país.

Para o secretário de Assistência Social de Paragominas, Raphael Vale, este é um empreendimento social inovador que pretende fortalecer o movimento social no município.
“Os moradores estão sendo treinados para separar o orgânico. A ideia é que, em dias alternados com o carro de lixo, os cooperados façam essa coleta. A Prefeitura vai disponibilizar maquinário para a transformação dos resíduos orgânicos em subprodutos que poderão virar adubo. Esse produto será adquirido pela própria Prefeitura e instituições locais ou mesmo de municípios vizinhos para usar na adubação de canteiros de hortas e lavouras”, pontua.