Paragominas busca inovação para a produção de mandioca

Com objetivo de criar um desenvolvimento sustentável da mandioca para fortalecer a economia de Paragominas, a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura (Semagri), participou do 17º Congresso Brasileiro de Mandioca e II Congresso Latino Americano e Caribenho de Mandioca, em Belém nesta última semana.

Uma conferência, seis palestras setoriais e quatro mesas redondas discutiram temas sobre a cadeia produtiva da mandioca, com a proposta de realização conjunta bianual nos países de cultivo da mandioca.

Na pauta foi discutido desde o aproveitamento da raiz para alimentos funcionais, práticas culturais, alta gastronomia, importância para a segurança alimentar, políticas públicas, mercados alternativos, até sua contribuição para reduzir impactos ambientais.

“A possibilidade de transformar o nosso município em uma cidade polo tanto na produção quanto na industrialização da mandioca vai melhorar ainda mais a economia com geração de emprego e renda, contribuindo também para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.” diz Breno Colonnelli, secretário de agricultura do município que enviou sua equipe técnica ao evento.

O Pará é o maior produtor de mandioca do Brasil, e produz anualmente 4 milhões e 200 mil toneladas, a maior parte é plantada por agricultores familiares que recebem orientações das Secretarias Estadual e Municipal de Agricultura, com pacote tecnológico da Embrapa para aumentar a quantidade e a qualidade do cultivo.

“Essa capacitação da equipe técnica da Prefeitura nos fez ir em busca de inovações para a transferência de novas tecnologias aos produtores de mandioca em Paragominas, a ideia é nos tornamos autosuficientes tanto na produção de maniva/semente quanto na produção raízes voltadas a cultura da mandioca.” Finaliza o superintendente da Semagri, Diomar Farias.