Paragominas celebra o dia de Cooperar

A Prefeitura de Paragominas por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) realizarão no sábado, dia 4 de julho, uma grande ação de voluntariado, o Dia de Cooperar, mais conhecido como “dia C”, onde cooperativas de todo o Estado estarão reunidas em Paragominas para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo.O evento será realizado em 26 estados brasileiros simultaneamente, e, no Pará, Paragominas foia cidade escolhida para receber essa grande ação de cidadania organizada pela OCB que acontecerá das 8 às 14h na Escola Reginaldo Souza Lima. A cidade foi selecionada pelo crescimento na região como um todo e pelas cooperativas que estão se tornando cada vez mais atuantes, além da receptividade do município em cooperar neste evento.
Com o slogan “Juntos pelo bem”, a estimativa da organização do evento é que 3 mil pessoas sejam beneficiadas com os serviços de utilidade pública. Às 7h, a 1ª Corrida da Cooperação – organizada pelo Sicredi Nordeste (PA) e pelo Capixaba, dará a largada para o Dia C. “Nosso objetivo é que esta corrida entre no calendário da cidade e toda a renda será revertida para o Projeto Juquinha”, afirma Henrique Melo, analista de Programas Sociais do Sicredi Nordeste (PA).

As inscrições possuem o valor simbólico de R$ 10,00, feito por depósito bancário: Sicredi: AG: 3830 C/c: 259-3. O comprovante de depósito pode ser entregue nesta sexta (03), no Ginásio Municipal, de 8h às 12h. As camisas serão entregues no dia da corrida. A largada será na Rua Teófilo Otoní, entre Av. Belo Horizonte e Rua Florianópolis (ao lado da Escola ao lado da Escola Reginaldo Souza Lima), às 7h. O percurso é de 8 km.

Na área de saúde, haverá atendimentos com clínico geral, ginecologista, cardiologista, pediatra, oftalmologista, urologista, neurologista, fisioterapeuta, nutricionista, pneumologista, psicólogo e enfermeiro; verificação de IMC, aferição de pressão arterial, medição de taxa de glicose, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C , vacinas, aplicação de flúor e palestras sobre higiene oral.

Haverá também emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Emissão de 1ª e 2ª vias de CPF, fotos 3×4, Orientação Jurídica, Cadastro no CadÚnico (bolsa família, passe livre idoso e deficiente); aula de ginástica; apresentações culturais de artistas locais, tenda para contação de histórias, jogos de xadrez, cortes de cabelos, massagem e limpeza facial.

Essa é a primeira ação do dia de Cooperar em Paragominas que conta com a participação de 150 voluntários entre parceiros que disponibilizarão os serviços e pessoas da sociedade que se inscreveram durante a Palestra de Voluntariado realizado pela Prefeitura de Paragominas através da Secretaria de Assistência Social nos dias 10 e 11 de junho. Eles atuarão diretamente nos serviços disponibilizados pela ação.

Este é o primeiro Dia de Cooperar na cidade, em um âmbito nacional os números da campanha são impressionantes. No total, quase um milhão de pessoas foram beneficiadas por cerca de 900 cooperativas, totalizando 65 mil voluntários em todo o país.

O Dia C é um evento nacional idealizado em 2009, na cidade de Belo Horizonte (MG), que surgiu da necessidade de promover o potencial cooperativista e a responsabilidade social inerente à realidade das cooperativas. “Na campanha de 2014, conseguimos alcançar 12.042 pessoas com 2.053 voluntários e 40 cooperativas participantes em 18 municípios do Estado. Em 2015, o Dia de Cooperar no Estado já superou todos os números do ano anterior. Estamos com 51 cooperativas inscritas, com 66 iniciativas a serem realizadas em 21 municípios paraenses”, afirma o coordenador do Dia C no Pará, Diego Andrade.

ASCOM PMP: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Paragominas