Paragominas é o campeão da etapa Rio Capim do Joapa

Paragominas foi o grande vencedor da terceira Regional dos X Jogos Abertos do Pará (Joapa), conquistando o Troféu Eficiência da etapa. O município participou da Rio Capim com uma das maiores delegações. No total, foram 92 atletas com representantes nas seis modalidades do evento. Mãe do Rio foi o anfitrião da etapa que foi realizada no período de 18 a 21 de outubro.

Na classificação final da competição, Paragominas somou 53 pontos, seguido de Mãe do Rio com 45 e Tome Açu com 22.  “Disputamos sete finais nessa Regional, esse troféu é uma recompensa ao fomento do esporte que o município vem fazendo. Incentivar talentos, promover eventos esportivos. Esse troféu será mais um estímulo”, afirmou Márcio Silva, chefe da delegação do município de Paragominas, que já sediou o Joapa em edições anteriores.

Os Jogos têm por objetivo oportunizar a interiorização das ações do Governo do Estado. O formato em regionais-seletivas ratifica esse posicionamento, e permite a participação de cada vez mais municípios, das diversas regiões do Pará. “Durante as Regionais podemos identificar o empenho dos municípios participantes no desenvolvimento do esporte, um excelente nível técnico é mostrado. O esporte de rendimento vem crescendo no estado, e eventos como esse são essenciais para a promoção do esporte e também de praças esportivas”, reiterou João Carmo, coordenador geral do Joapa.

Um exemplo é o crescimento técnico da equipe de futsal feminino de Concórdia do Pará, que participa da competição desde a primeira edição do Joapa, realizada em 2005, e pela primeira vez chegou à final. “Nunca tínhamos chegado numa final, e éramos tidos como uma equipe fraca. Não foi dessa vez que levamos o título, mas estamos crescendo juntas com o Joapa. A competição é um estímulo para a gente continuar treinando e levantar a bandeira do esporte no município”, assegurou Cleunida Batista, 37 anos.

Os vencedores da terceira Regional já estão classificados para a fase Estadual do Joapa, que tem previsão para ser realizada em dezembro. “Mais uma vez iremos participar da Estadual, isso já é uma grande conquista, treinamos muito para isso. A gente concilia o trabalho, estudos, filhos com os treinos. O esporte é um grande incentivo de paz e união, e foi isso que vimos aqui nesses dias”, revelou Vanessa Gadelha, capitã da equipe de vôlei de Mãe do Rio.

O Joapa já realizou três Regionais: Marajó, em Portel e Soure; Baixo Amazonas, em Oriximiná e a Rio Capim, em Mãe do Rio. A próxima Regional tem previsão para ser realizada na segunda quinzena de novembro, e será em Abaetetuba. A Baixo Tocantins deve reunir nove municípios da região.

Confira os resultados das finais da Regional Rio Capim do Joapa:

Basquete (masculino): Mãe do Rio 45 x 16 Irituia

Futsal (masculino): Paragominas 1 x 5 Mãe do Rio