Paragominas é parceira do campo

Sabe a máxima “juntos somos mais fortes?” A agricultura familiar de Paragominas aposta na união para o fortalecimento da atividade e é por conta disso, que vem colecionando importantes iniciativas que só fazem alavancar os bons resultados. Uma delas é o projeto “Parceiros do Campo”, iniciativa do Sebrae e que encontrou uma forte aliada: a Prefeitura de Paragominas.

Desde o início de 2016, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Agricultura, vem agregando novos parceiros à iniciativa e hoje, somam-se mais de 25 instituições, entre universidades, bancos (públicos ou não), cooperativas, instituições públicas de pesquisa e apoio técnico, como a Embrapa, Emater, Adepará, Secretarias de Estado, como a SEDAP, OCB etc.

E amanhã, dia 23, a partir das 8h, a Prefeitura de Paragominas, com esses parceiros, realiza na comunidade CAIP, uma grande conferência do “Parceiros do Campo”, com o objetivo de levar informações para os pequenos produtores, como o acesso ao crédito, alternativas de produção – como a pecuária, a importância do cooperativismo, etc.

Na ocasião, o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, vai escutar as necessidades daquela comunidade, para ser feito um plano de ação em cima delas. “O ‘Parceiros do Campo’ tem como principal objetivo levantar a necessidade de uma determinada comunidade para ajuda-la, acionando parceiros que ajudem naquela necessidade”, explica Tocantins.

Para o Secretário de Agricultura Breno Colonnelli, a iniciativa vem ganhando força quando uma instituição embarca nela. “Nós estamos promovendo reuniões em várias comunidades rurais, reunindo o máximo de pequenos produtores, para poder otimizar o tempo e as ações. Estamos conquistando bons resultados, fortalecendo a agricultura familiar.”