Paragominas faz mobilização em prol da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

0

No Brasil, a taxa de feminicídios é de 4,8 para 100 mil mulheres – a quinta maior do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Ano passado, o Mapa da Violência sobre homicídios entre o público feminino revelou que, de 2013 a 2013, o número de assassinatos de mulheres negras cresce 54%, passando de 1.864 para 2.875. Esses dados comprovam a importância de se falar do assunto, discutindo ações e leis que de fato previnam a violência contra a mulher.

Em novembro, é realizada a campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher”, um movimento mundial e que cresce a cada ano. Este ano, Paragominas aderiu à iniciativa e promove uma série de eventos, onde o foco principal é informar ao público feminino, especialmente, os direitos que lhe são reservados. Amanhã, dia 24, a partir das 17h, na Praça Célio Miranda, será realizada uma blitz, atento sobre a importância de se combater a violência e o assassinato de mulheres.

O tema da Campanha deste ano é “Machismo. Já passou da hora. #podeparar”. Segundo a Secretária de Assistência Social de Paragominas, Tânia Cardoso, o objetivo é chamar a atenção da sociedade e mobilizar as pessoas. “Acho que podemos atentar que são as pequenas ações do cotidiano que podem levar a grandes violências. É aquele marido ou companheiro ciumento que empurra a mulher e que depois pede desculpas. É aquela ‘colega de trabalho’ que faz piadinhas sem graça, enfim, situações que não devem passar despercebidas”, afirma a Secretária.

Ainda de acordo com Tânia, a Prefeitura conseguiu o apoio da Ordem dos Advogados, subseção Paragominas, que vem disponibilizando advogados para falar sobre os direitos da mulher, falar sobre a importância de se denunciar, etc.

Serviço: Blitz da Campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, às 17h, no dia 24 de novembro, na Praça Célio Miranda.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade