Paragominas ganha a primeira Central de Reciclagem de Resíduos Orgânicos do país

Pela primeira vez, um residencial do Programa Minha Casa Minha Vida é contemplado com uma central de reciclagem de resíduos orgânicos que vai atender a comunidade, na geração de adubo, por meio da compostagem mecanizada

A Central de Reciclagem de Resíduos Orgânicos de Paragominas será inaugurada hoje, dia 28 de junho, às 16h, no Residencial Morada dos Ventos. A Central é a primeira do país localizada em um residencial do Programa Social de Habitação, como o Minha Casa Minha Vida. Hoje também começam as atividades da Cooperativa de Trabalho de Compostagem de Paragominas, formada por 20 cooperados da própria comunidade.

Eliziane Chaves é uma das cooperadas e se considera “multiplicadora ambiental”. Ela fala que todos os cooperados receberam capacitação para atuar na área, além de formação para o trabalho em cooperativa e que desenvolve em casa parte do que aprendeu nesses treinamentos, como separar os resíduos que produz. “Queremos que mais famílias possam se envolver no trabalho da Cooperativa, aprender a como lidar com o ‘lixo’ produzido e como ele pode ser uma fonte de renda”, ressalta Eliziane.

A Central vai funcionar da seguinte forma: em seu primeiro ano, será a fase de testes, onde os resíduos orgânicos serão recolhidos dentro do próprio Morada dos Ventos, mas poderão também ser recolhidos de outros locais, como feiras, por exemplo. Esses resíduos serão levados para a Estação de Reciclagem, onde serão transformados em adubo. Esse adubo será doado para aplicação em hortas comunitárias, universidades e pequenos agricultores. A partir do segundo ano de funcionamento, todo material produzido poderá ser vendido e com isso, gerar renda para os cooperados.

Mas, por que investir na Central? Porque a problemática da destinação correta do resíduo ainda é um grande desafio para os governos brasileiros. E em Paragominas, a Equipe do Projeto de Trabalho Técnico Social – PTTS identificou que esse também era um problema nos residenciais do Minha Casa Minha Vida. O lixo era jogado nas ruas e nos quintais, o que atraia insetos, ratos e com isso, doenças. Além do trabalho de conscientização ambiental junto aos moradores, com orientações sobre separação do lixo, faltava um projeto que contemplasse a destinação correta para os resíduos orgânicos. “Foi aí que pensamos em utilizar máquinas compostadeiras, onde o lixo passa por um processo de desidratação e se transforma em uma massa que pode ser utilizada como adubo orgânico”, explica Rosenildes Oliveira, coordenadora do PTTS Paragominas. O Projeto de Paragominas é baseado na “Revolução dos Baldinhos”, desenvolvido em Florianópolis, Santa Catarina. Uma proposta de gestão comunitária de resíduos orgânicos e a promoção da agricultura urbana. Essa prática tem como eixo principal a reciclagem da fração orgânica de maneira descentralizada através da compostagem termofílica, transformando restos de comida em composto orgânico.

Como começou?

A Secretária de Assistência Social de Paragominas, Tânia Cardoso, explica como o município conseguiu o financiamento para o Projeto. “Desde 2013, a Prefeitura pleiteia junto ao Ministério das Cidades, o financiamento para montar a Central de Reciclagem e somente em 2015 é que recebemos a resposta positiva do MC. Em todo o Brasil, somente Paragominas conseguiu o recurso, pois a regra é que não pode comprar equipamentos com o recurso proveniente do Ministério das Cidades. Então, o Ministério inseriu a iniciativa no Programa de Boas Práticas da Caixa Econômica para servir de exemplo a outros municípios do país”, revela a Secretária.

O valor liberado seria para a compra das duas máquinas de compostagem. Faltava o recurso para a construção do galpão, onde iria funcionar a Central. Então, o município aportou R$ 101 mil para a construção deste galpão, por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente. “E hoje podemos comemorar a realização de mais uma iniciativa pioneira em todo o país”, celebra Tânia.

Empreendedorismo Social e Segurança Alimentar

A Central de Reciclagem de Resíduos Orgânicos não vai beneficiar apenas os 20 cooperados, mas toda a comunidade. Ainda nesta primeira fase, todas as 1100 famílias do Morada dos Ventos vão receber um balde, onde serão depositados os resíduos orgânicos (ou lixo molhado). Esses resíduos serão recolhidos pela Cooperativa e se transformará em adubo.

Esse resíduo será devolvido para as famílias em forma de adubo e com isso, estimula-se o empreendedorismo social, já que o adubo poderá ser usado em hortas para consumo próprio ou para venda. Se a família preferir consumir a produção, reforça-se a segurança alimentar, garantindo verduras e hortaliças na mesa das pessoas que construírem a horta.

Uma das ideias é que também a própria cooperativa trabalhe com hortas comunitárias e com isso gere renda, além de emprego para mais pessoas.

Serviço: Inauguração da Central de Reciclagem de Resíduos Orgânicos de Paragominas, Morada dos Ventos, Quadra 36 s/n, próximo à ETE – Estação de Tratamento de Esgoto.