Paragominas ganha o Prêmio “Pará Mulher 2016”

O Secretário de Saúde em exercício, Flávio Garajau, recebeu das mãos do Chefe da Casa Civil do Estado, José Megale, a premiação “Pará Mulher 2016”, concedida aos municípios que mais se destacaram nas ações de combate ao câncer de mama e colo de útero durante este ano. A premiação foi realizada no Palácio do Governo, em Belém, no último dia 9. A iniciativa é do Núcleo de Apoio à Gestão na Atenção a Mulher (Nagam), da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), em parceria com o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC).

Além de Paragominas, os municípios de Primavera, Santarém, Conceição do Araguaia e Barcarena também receberam a premiação por terem alcançado as metas pactuadas no combate ao câncer de útero e de mama prevista no regulamento da segunda edição do concurso, que também homenageou Vitória do Xingu, Curuá, Canaã dos Carajás, Ananindeua, Bragança e Castanhal por terem cumprido uma das metas.

Segundo a coordenadora do Nagam, Nazaré Falcão, a premiação selecionou cinco municípios que conseguiram as duas metas dos indicadores de câncer de colo do útero e mama simultaneamente, a partir do que é pactuado com o Ministério da Saúde por meio do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento da Execução de Políticas Públicas do Ministério da Saúde (Sispacto). O objetivo é traçar um diagnóstico a partir das regiões de saúde, Estados, municípios e Distrito Federal, além de possibilitar ao gestor desenhar ou redefinir planos e estratégias adequadas às necessidades da população a partir da leitura das estatísticas disponíveis. O período avaliado foi entre julho de 2015 e julho de 2016.

Todos os cinco municípios premiados receberam, cada um, uma estatueta comemorativa confeccionada pela artista plástica Dina Oliveira; um certificado de participação; kits de informática contendo um (1) computador, uma (1) Impressora e um (1) Nobreak; uma sala montada para coleta de PCCU, com mesa ginecológica, foco móvel, banqueta giratória, escadinha, balde inox, armário vitrine e mesa de mayo, além de 3.000 Kits para coleta de PCCU. Os demais seis municípios receberam um certificado de honra ao mérito.

Para o Secretário de Saúde de Paragominas, Flávio Garajau, foi um grande desafio atingir as metas estipuladas, melhor ainda foi ultrapassá-las. “Represento toda uma equipe, pois esse não é um trabalho rápido e de uma pessoa. É um trabalho que requer dedicação e muitas mãos, que trabalharam e acreditaram que poderíamos fazer mais. Aumentamos as ações, que não se limitaram apenas às unidades básicas de saúde. Fizemos mutirões na zona rural, ações em bairros mais afastados, trabalhamos a prevenção nas escolas, enfim, tudo isso para que as mulheres de Paragominas pudessem ser assistidas com consultas, exames e tratamento, quando necessário”, conta o Secretário.

De acordo com a coordenadora da Saúde, Alynne Oliveira, foram realizados, do segundo semestre de 2015 ao 1º semestre de 2016, cerca de 7.115 exames preventivos e 602 mamografias. “nossas ações não se basearam apenas a alcançar a meta, mas procurar as possíveis mulheres acometidas pelo câncer”, revela. Segundo Alynne, muitas mulheres nem sabiam que estavam doentes ou infectadas pelo vírus hpv, grande causador do câncer do colo de útero.