Paragominas ganha Unidade de Pronto Atendimento

Quando o assunto é saúde, Paragominas se destaca entre os municípios do Estado. Além de manter uma sólida rede de hospitais e unidades de saúde nas zonas urbana e rural, a Prefeitura entrega à população, no próximo dia 22 de janeiro, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), orçada em aproximadamente R$4 milhões. A inauguração ocorrerá dentro da programação de aniversário da cidade que completa 51 anos de emancipação.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. As unidades podem ser de três portes diferentes, dependendo do número de habitantes da região onde for instalada.

Em Paragominas, a Unidade de Pronto Atendimento é de porte II, o que significa que tem capacidade para atender quase 300 pacientes por dia e vai fortalecer as demandas de urgência e emergência da cidade. A unidade teve um custo de R$ 3,800 milhões entre obras e equipamentos, financiado pelo Governo Federal e Município.

A UPA funcionará 24h, com 3 médicos, equipes técnicas e de enfermagem por plantão, salas de observação adultos e pediátricos em seus quase 100m². A unidade moderna e bem equipada foi instalada com materiais e medicamentos dentro dos padrões previstos pelo Ministério da Saúde e começa a funcionar a partir das 7h da manhã, do dia 25 de janeiro.

“A chegada desta unidade vem para somar, uma vez que ela descentraliza o atendimento de urgência e emergência dos outros hospitais que cuidaram de internações e casos mais graves”, explica o Superintendente da UPA, Adonias Corrêa.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Francisco Antônio da Silva, a Unidade de Pronto Atendimento contribuirá significativamente para a qualidade dos serviços de saúde dos paragominenses. “Com a UPA queremos garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de urgência e emergência, e também oferecer um atendimento de qualidade. Paragominas presenteia seus munícipes com uma estrutura nova, moderna, com equipamentos de ponta que atendem todas as normas de saúde”, pontua o Secretário.

Francisco garante que as novidades na saúde não param por aí. Em breve o município colocará em funcionamento no Hospital Municipal de Paragominas a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCI Neonatal), o Banco de Leite Humano e o Centro de parto.