Paragominas já está com tudo pronto para a Semana da Pátria

A programação da Semana da Pátria em Paragominas começa nesta sexta-feira, dia 1 de setembro, na Praça João Paulo II, no bairro Jaderlândia. Cinco escolas e o Projeto Social do Corpo de Bombeiros desfilam a partir das 7h, e suas respectivas bandas marciais. E a contagem regressiva já começou!

E este ano algumas mudanças foram feitas na organização do evento. Os desfiles serão realizados nos bairros, é o que conta o Secretário de Educação, Manoel Joaes. “Ouvindo os profissionais de educação e também a comunidade, a gente sentiu que desmembrar, colocar nos bairros os desfiles seria uma forma de a comunidade participar mais ativamente”, explica o Secretário.

O tema deste ano da Semana da Pátria é “Descobrindo do Brasil”, onde as escolas vão trabalhar com subtemas, como meio ambiente, urbanização, etc. “Cada aluno recebe uma orientação de acordo com sua idade: de forma lúdica para as crianças e, através da história para os jovens. Este é o momento que alunos e sociedade se unem para tentar mudar o processo de democratização”, explica Creuza Rabelo, responsável pela Superintendência da Diversidade da Secretaria Municipal de Educação.

Para o Secretário de Educação, Manoel Joaes, é preciso reforçar e conscientizar os jovens no desenvolvimento do espírito cívico. “Fortalecer a construção dos valores, tanto por meio das solenidades cívicas, bem como através das atividades sócio-desportivas, isso é imprescindível para que a gente possa reforçar a construção de valores para os nossos alunos”, completa.

Jogos Estudantis

Além dos desfiles, a Semec também organiza todos os anos os Jogos Intercolegiais, que também começará no dia 1º de setembro, na Praça Ginásio de Esporte Samuel Câmara, às 16h. Nos Jogos, escolas públicas e particulares competem em 10 modalidades: Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Natação, Judô, Karatê, Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez.

Com o tema “Educando através do esporte e promovendo a paz”, a Secretaria de Educação envolverá 35 escolas, com mais de 4.100 alunos entre as escolas das redes pública municipal, estadual, técnica, particulares e as do ensino superior, ofertando 05 categorias masculinas e femininas (pré-mirim, mirim, infantil, juvenil e adultos).

Fique ligado na programação de abertura

Dia 01 de setembro será a abertura oficial da Semana da Pátria que acontecerá na Praça João Paulo II, no bairro de Jaderlândia/Nova Conquista, a partir das 7 horas da manhã com a apresentação das escolas Alex Dalmaso, Salmonozor Brasil, Associação da Paz, Presidente Castelo Branco, Amilcar Batista Tocantins e 1º Projeto social do corpo de bombeiros.

No mesmo dia, acontecerá a abertura dos XXXIV Jogos Intercolegiais, às 16 horas na Praça Ginásio de Esporte Samuel Câmara.

Durante os próximos dias iremos divulgar a programação completa da Semana da Pátria e Jogos Intercolegiais.