Paragominas presente no 22º Congresso Brasileiro de Apicultura “Polinização e tecnologia” (CONBRAPI)

0

Neste ano, em sua 22º edição, o Congresso Brasileiro de Apicultura “Polinização e tecnologia” (CONBRAPI), vai acontecer em Joinville-SC, de 16 à 19 de maio, e contará com a participação de Paragominas. O evento que tem como principal objetivo reunir expositores e atividades científicas a respeito do agronegócio voltado para apicultura vai mostrar trabalhos realizados no ramo e principalmente voltado para boas práticas envolvendo as abelhas, e sua produção.

O nosso município estará muito bem representado nesta 22º edição do CONBRAPI, pela engenheira agrônoma, especialista em apicultura, e técnica da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Suzane Cardoso, que vai apresentar um projeto voltado para o incentivo a atividade de apicultura em Paragominas com o objetivo de tornar a cidade em uma grande referência na produção de mel.

“O projeto vem incentivando o desenvolvimento social, econômico e ambiental, uma vez que a criação racional de abelhas é uma das mais sustentáveis que existe. Ele surgiu do resultado de treinamentos em criação racional de abelhas destinados a pequenos produtores rurais, onde a Semagri, em Parceria com o Senar, incentiva há mais de um ano a referida atividade”, disse Suzane.

De acordo com a técnica, o projeto que foi intitulado como “Projeto Abelha Verde”, trata em suma da captura de enxames de abelhas em locais urbanos, onde em seguida é feito o melhoramento genético de cada espécie e a partir daí o enxame é repassado para os produtores rurais, já capacitados para cuidar dessas abelhas, fazendo com que os enxames que antes serviam de ameaça à população, passem a ser uma fonte de renda para os trabalhadores do campo.

“De maneira resumida todos saem ganhando, ou seja, as abelhas não são exterminadas (com uso de fogo), a “vítima” tem sua residência livre do ataque, aliás, defesa das abelhas, e criamos uma fonte de renda alternativa pros produtores rurais, além de servir de exemplo pros demais municípios do estado e pra outros estados também”, destacou Suzane.

O trabalho será apresentado por Suzane em parceria com outro técnico da Semagri em Joinville, mostrando as principais ações desenvolvidas durante a consolidação do estudo, fazendo com que o mesmo seja reconhecido dentro e fora do Estado do Pará, “vamos levar o que temos de mais doce no nosso município e passar essa ideia adiante, onde na ocasião do evento estarão presentes apicultores de todos os estados do país e muitas participações de estrangeiros. Estaremos também trazendo o que cada estado tem de melhor para que possamos agregar valor ao nosso município”, finalizou.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade