Paragominas realiza ação em combate ao abuso e exploração sexual infantil

0

Programação extensa será realizada em escolas e outros locais do município para incentivar denúncias e mobilizar população

Por meio da Lei 9970/2000, o dia 18 de maio ficou conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. A data remete ao “Caso Araceli”, ocorrido no Espírito Santo ano de 1973, em que uma menina de oito anos de idade foi sequestrada, violentada e brutalmente assinada. Para conscientizar a população sobre a importância da denúncia de casos de violência infantil, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início a uma programação extensa que percorrerá escolas e outros locais do município.

Segundo Tatiana Martins, coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e também organizadora da programação, que será realizada até o dia 18 de maio, as ações têm como objetivo sensibilizar a população a respeito da causa e reforçar a importância da denúncia. “O objetivo é abordar o assunto e fazer com que as crianças entendam o que é configurado como caso de abuso ou exploração infantil, além de incentivar a denúncia e demonstrar os passos que devem ser tomados ao identificar uma situação de violência sexual”, explica.

Segundo a Fundação Abrinq, organização que mobiliza a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, a violência sexual pode ocorrer de duas maneiras diferentes. É considerado abuso sexual qualquer forma de contato e interação sexual entre uma pessoa adulta, que utiliza sua condição de poder para estimular sexualmente uma criança ou adolescente, com ou sem contato físico. A exploração sexual é caracterizada pela utilização sexual de crianças e adolescentes e que tenha como intenção o lucro, tanto financeiro como de qualquer outro fim.

Para denunciar casos de violência sexual infanto-juvenil, basta ligar para o serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes por meio do número 100. O serviço funciona diariamente no horário de 08h às 22h, nos fins de semana e também feriados. A identidade do denunciante será mantida em sigilo absoluto.

  • Confira a programação:

Segunda-feira, 16/05

Local: Casequinha

Horário: 10h

Quarta-feira, 18/05

– Manhã Alusiva ao Dia Nacional

Local: Centro de Referência de Assistência Social Camboatã

Horário: 09h

Local: Projeto Escola da Vida

Horário: 15h

Quinta-feira, 19/05

Local: Projeto Menino Feliz

Horário: 10h-11h/15h às 16h

Sexta-feira, 20/05

Local: Escola SESI

Horário: 08h/14h

Terça-feira, 24/04

Local: EMEF Santo Antônio

Horário: 10h/16h

Quinta-feira, 02/06

Local: EMEF Arnaldo Fernandes

Horário: 10h/16h

Sexta-feira, 03/06

Local: EMEF Maria Luiza Barros

Horário: 10h

Terça-feira, 07/06

Local: EMEF Lions Club

Horário: 10h/16h

Local: EMEF Luis Guilherme

Horário: 16h

Sexta-feira, 10/06

Local: EMEF Cinthia Lira Moura

Horário: 10h/16h

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade