Paragominas realiza conselho de classe

Ontem, 13, não teve aula na Rede Municipal de Ensino de Paragominas e o motivo foi pra lá de nobre: a realização do conselho de classe. Cada uma das 38 escolas da zona urbana realizou a reunião, com o objetivo de analisar os processos de ensino e de aprendizagem sobre múltiplas perspectivas.

O Conselho de Classe é realizado nas escolas da Rede de Paragominas a cada bimestre, ou seja, quatro vezes ao ano mais de 800 profissionais se reúnem em suas escolas para discutir sobre o andamento do processo ensino-aprendizagem. Os profissionais da zona rural demoram um pouco mais nos seus conselhos, pela distância das escolas e porque as aulas são ministradas por módulo.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Paragominas (SEMEC), Oneide Lima, o momento é enriquecedor, pois o Conselho de Classe é uma das poucas oportunidades em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas. “Os docentes definem juntos os encaminhamentos que levam a melhoria na produção dos alunos. Nesse sentido, o grupo socializa práticas bem sucedidas que possam ser replicadas. Consideramos que, muitas vezes, os bons resultados na aprendizagem ficam bem mais visíveis após a mudança nas estratégias de ensino”, afirma Oneide.

Conselho de classe é uma discussão coletiva onde são apontadas as dificuldades dos alunos, professores e instituição de ensino na busca por melhorias. Essas discussões favorecem aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de avaliação da instituição. Dessa forma, possibilita aos professores uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática didática.