Paragominas realiza formação de professores voltada para planejamento e organização do aprendizado

As funções executivas e as estratégias para planejar e organizar melhor o aprendizado são alguns dos assuntos a serem debatidos no último encontro de formação dos professores da rede de ensino municipal de Paragominas, que ocorrerá no período de 18 a 21 de maio. Coordenada pelo Instituto ABCD e promovida pela Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a formação integra o Programa Todos Aprendem, que tem o objetivo de aumentar a capacidade de municípios e/ou escolas e promover a identificação precoce das dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Voltado para professores, coordenadores, gestores e técnicos da Semec, o encontro terá como tema as “Estratégias para planejar e organizar melhor”. Cerca de 200 pessoas devem participar da formação, que foi dividida em cinco módulos e teve como intuito aperfeiçoar o conhecimento e garantir melhorias quanto à aprendizagem dos alunos da rede pública.

Dentre os assuntos abordados no Módulo V, estão as funções executivas e o cérebro, estratégias para aprimorar as funções executivas e a avaliação de alunos com dificuldades para planejar, organizar e aprender. Nos módulos anteriores, a formação já abordou diversas temáticas importantes, como transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia e discalculia, estratégias para desenvolver a leitura, escrita e interpretação dos alunos, entre outros assuntos.

A coordenadora da Semec, Marlene de Lima, garante​ que, ao longo do curso​, os professores têm desenvolvido trabalhos com base no que aprenderam desde o primeiro encontro do programa. “A formação ​está sendo​ bastante positiva e auxilia os educadores sobre como desenvolver o trabalho com as crianças que possuem dificuldade de aprender, assim como quanto à acessibilidade e estímulo ao estudo”, pontua.

​Caminhando para o encerramento do curso, Marlene destaca que o objetivo foi alcançado ao longo dos módulos. “O encontro não só demonstrou aos professores as estratégias para melhorar a aprendizagem, mas os ensinou a observarem o comportamento dos alunos e identificarem os fatores que dificultam esse processo. É gratificante ver que os professores realmente se dedicaram a essa formação e perceber os resultados por meio das atividades que eles têm executado nas escolas”, conclui.

Programa Todos Aprendem – O curso foi criado em 2012 pelo Instituto ABCD, uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que desenvolve ações e projetos para gerar impacto positivo na vida de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem.

• Confira a programação:

– Quarta-feira, 18/05

Escolas: Amador Peres, Associação da Paz, Luiz Guilherme, Salmonozor

– Quinta-feira, 19/05

Local: Casa do Professor

Escolas: Maria Luiza, Camerino, Bem-te-vi, Geraldo P. Sarmento, Arnaldo M. Fernandes, Raimundo Nonato Sobrinho.

– Sexta-feira, 20/05

Local: Casa do Professor

Escolas: D. João VI, Sonia Terzella, Reginaldo S. Lima, Roberto Fernandes, Cinthia.

– Sábado, 21/05

Local: Casa do Professor

Escolas: Santo Antônio, Comunitária do Uraim, Conto de fada, José Dimax, Nossa Senhora da Conceição, São João Batista, Nova Piedade, Alegria do Saber, Novo Horizonte, Agua cristalina, Santa Brígida, Genoveva, Santa Rita, Rio Gurupi, Monte Alegre, Pincelada do Saber, Santa Luzia, Castelo encantado, Caminho Feliz, Ministro Sérgio Mota, e Equipe da Secretaria de Educação (Pedagógico).