Paragominas realiza o Dia D de combate ao Câncer de Mama

Esta quinta-feira, 20, foi marcada por diversas ações de prevenção ao câncer de mama nos 15 postos de saúde de Paragominas, incluindo a zona rural. A data, intitulada de Dia D, intensificou as ações de prevenção à saúde da mulher, disponibilizando serviços, como exames de PCCU, mamografia, teste rápido para hepatite B e C, além de palestras conscientizando a mulherada sobre os cuidados que precisam ter com a saúde, realizando o autoexame da mama, por exemplo. A programação faz parte das ações da Campanha “Outubro Rosa”.

Segundo Jacirene Santos, uma das enfermeiras que cuidam do Posto de Saúde do Residencial Morada do Sol, o Dia D é onde há a intensificação das ações desenvolvidas nos postos rotineiramente. Durante este dia, nenhuma mulher fica sem atendimento nos serviços disponibilizados. “Hoje é um dia diferente. Preparamos, além dos serviços de saúde, alguns mimos para as nossas mulheres. Sorteamos brindes, fizemos brincadeiras, um painel de selfie, além de duas voluntárias que se dispuseram a maquiar a mulherada. Entendemos que é assim que envolvemos a comunidade e chamamos a atenção para os cuidados que essas mulheres tem de ter com a saúde”, explica Jacirene.

Dona Maria Francisca, tem 51 anos e foi mãe oito vezes e já é avó! Ela afirma categoricamente que mulher que é mulher precisa mesmo é se cuidar. “A doença quando vem é violenta e pode matar. Então, a gente precisa se cuidar, se tocar. Sem essa de ir ao médico só quando está sentindo dor. Temos de nos cuidar enquanto é cedo, manter as consultas em dia e os exames também”, fala Dona Francisca.

Já a Maria Milene, de 62 anos, confessa que não sobra muito tempo para cuidar da saúde. Ela relata que cuida de uma criança especial e por isso é difícil manter as consultas e exames em dia. Reconhece a importância desse tipo de Campanha, pois é o momento que, “pessoas como ela” podem cuidar mais de si. “Quando dá, vou ao médico. Ainda bem que tem esse tipo de ação. Aí tenho chance de me cuidar mais”, revela.

Naiara Alves, de 26 anos, tem três filhos e diz que sempre participa das ações no posto de saúde do Morada do Sol. Ela gosta de se manter atualizada, principalmente quando o assunto é saúde. “Muita coisa que a gente não sabe, ficamos sabendo nesse tipo de evento. Eu acho muito é bom!”, afirma a dona de casa, que pôde consultar com médico, além de fazer os testes de hepatite B e C, e o preventivo.

Faça como as mulheres acima e preste atenção no recado da Maria Francisca: “a doença não vai me pegar desprevenida porque eu me cuido! Porque eu me amo”.

Confira mais fotos na fanpage da Prefeitura de Paragominas! @prefeituramunicipaldeparagominas