Paragominas realiza semana da Mulher

Para lembrar e reverenciar a mulher e sua importância na sociedade, a Prefeitura de Paragominas organizou uma intensa e diversificada programação gratuita, que será oferecida ao longo da semana, tendo como referência o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

A Secretaria de Assistência Social, Tânia Cardoso, explica que o objetivo do evento é fortalecer o Conselho da Mulher e direcionar ações e cuidados para mulheres de bairros estratégicos da cidade, onde incide um grande número de denúncia de violência contra as mulheres. “A programação este ano consiste em uma semana, não só o dia 08 de março. É uma programação voltada para elas e por elas”, afirma Tânia.

A programação começou nesta quinta-feira, 2, com uma panfletagem em bairros da cidade, sobre a conscientização e divulgação dos serviços ofertados à mulher no município, e hoje, 3, a partir das 17 horas, acontecerá a ação em frente a escola Amilcar Tocantins, no bairro Jaderlândia.

No sábado (04) quem recebe os serviços de saúde é a Colônia Oriente, que fica na zona rural do município. A partir das 8h serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial, exames de glicemia capilar, coleta de exame preventivo, mamografia, avaliação nutricional, avaliação de mamas e palestras para todas as mulheres da região.

Na segunda-feira (06) a partir das 16 horas, acontecerá pela primeira vez em Paragominas, a “Marcha das Mulheres” com objetivo de dar vigor a luta contra a violência feminina. A expectativa é de que 500 pessoas participem, seguindo em caminhada desde a Praça Célio Miranda, no Centro, até o estacionamento do Supermercado Aliança. O evento não será restrito às mulheres, os homens podem e devem participar. “Nós homens, somos essenciais nesta marcha e nessa campanha, pois a maioria das agressões partem de homens, temos também que nos responsabilizar junto a nossa família e à sociedade, para conscientizar mostrando que não tem porquê agredir uma mulher”, explica o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Paragominas, Diego Sampaio.

A campanha da OAB em parceria com a Prefeitura e Secretarias Municipais não será restrita a este mês, ao longo do ano serão promovidas conversas com crianças e adolescentes, para falar sobre violência contra mulher, visto que muitos estudantes enfrentam esses problemas em casa com a mãe, parentes ou as garotas que sofrem abuso sexual e/ou físico. Outra ação prevista, em parceria com uma escola de karatê, será a oficina de “Autodefesa para Mulher”.

No dia 07, terça-feira a partir das 8 horas, os postos de saúde de Paragominas irão promover exames de prevenção no colo do útero, com a coleta de preventivos e solicitação de mamografia para mulheres acima de 50 anos.

E para finalizar, no dia 08 de março, a programação acontecerá desde às 8 horas da manhã na Praça Central do Residencial Morada do Sol, local onde há maior concentração de denúncias de violência contra mulher. Serviços de beleza, divulgação dos serviços ofertados pelos equipamentos de atendimento da SEMAS e uma estrutura montada pela OAB, irá prestar esclarecimentos jurídicos para quem passar por lá. A tarde será a confraternização das mulheres da gestão da Semas e a programação finaliza com um culto evangélico em Ação de Graças na Igreja Assembleia de Deus, a partir das 19 horas.

Os eventos são promovidos pela Prefeitura de Paragominas, Câmara dos Vereadores, OAB e Conselho da Mulher.