Paragominas recebe nova unidade prisional modernizada para atender internos

Na manhã desta sexta-feira (10), várias autoridades do Estado e município estiveram presentes na cerimônia de abertura da nova unidade prisional de Paragominas, sendo a primeira a ser entregue do Pará dentro dos novos padrões. Juízes, defensores públicos, secretários, vereadores, e o Prefeito, estiveram no evento a fim de inaugurar o novo centro de recuperação com capacidade de 306 vagas.

“É um dia em que o Governo do Estado cumpre um compromisso com o município de Paragominas em que primeiramente a gente zera o déficit carcerário no município, e na região sobretudo, e aqui destacar que essa obra na verdade é um esforço de diversos entes, e o agradecimento à Prefeitura, em nome do Prefeito Paulinho, que foi um parceiro fundamental para que isso fosse possível, e o nosso Governo do Estado, através do Governador Simão Jatene, que priorizou para que isso pudesse também ser possível”, disse o superintendente da Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), Michell Durans.

O complexo possui área total de mais de 9 mil metros quadrados, sendo uma obra executada pela Susipe, em convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e contou com recursos avaliados em cerca de R$ 8 milhões, com um custo total de quase R$ 11,5 milhões de reais. O novo presídio contém dois blocos carcerários, contendo 20 celas em cada bloco, possuindo até mesmo duas em específico para internos PCD (Pessoa com Deficiência). Sem contar no número de oito celas de isolamento, oito salas de visita íntima, consultório médico e odontológico, ambulatório equipado com uma ala direcionada a atenção básica do detendo, entre outros.

“Esse prédio que tem o que há de mais moderno em termo de segurança no Brasil e que está instalado aqui, e que vai oferecer serviços como educação para aqueles que queiram estudar, e também na área da saúde, que haverá toda uma estratégia com médicos, enfermeiros, para fazer o atendimento também dos internos”, afirmou o Prefeito Paulo Tocantins.

Outra grande novidade do novo sistema penitenciário é o uso de tornozeleiras eletrônicas, a fim de garantir a pena para aquelas pessoas que cometeram pequenos delitos, podendo cumprir dentro da própria casa, como fala o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Luiz Fernandes Rocha, “essa casa penal é moderníssima, onde zera o déficit de vagas aqui para Paragominas, inclusive atendendo as regiões aqui do município, e também disponibilizando tornozeleiras eletrônicas, ou seja, aquelas pessoas que terminam cometendo crimes de menor gravidade possam cumprir sua pena sem estar encarcerado, onde o Estado pode acompanhar dependendo da determinação judicial o que ela tem que fazer”, falou.

O local traz modernização e segurança para a sociedade, servidores e até mesmo para os presos, sem contar no exemplo de modernização em que se encontra, “precisamos ter espaços como esses para que haja a ressocialização, para que aquelas pessoas que acabem cometendo delitos possam pagar as suas penas e possam ter esse espaço aqui”, destacou o Prefeito Paulo.