Paragominas recebe o primeiro grupo de turistas do SESC-Pa

Luiz Otávio é bancário aposentado e vem aproveitando o tempo em viagens. Quando abriu a programação do Serviço Social do Comércio (SESC/Pa), no programa de turismo, ele não pensou duas vezes: resolveu conhecer o Município Verde. Luiz afirma categoricamente: “não me arrependi”. A viagem durou 4 dias, de 24 a 27 de novembro, e Luiz Otávio já guarda na memória boas recordações do final de semana. Ele, que também foi guia turístico no Paraná, se surpreendeu positivamente. “Encontramos aqui uma cidade bem estruturada na organização urbana, com um trânsito onde os motoristas param na faixa de pedestres, ruas limpas, paredes sem pichações. A gestão de Paragominas está de parabéns!”, afirma.

Luiz faz parte do primeiro grupo de turistas organizado pelo SESC/PA, cujo roteiro foi elaborado em conjunto com a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer (SECULT). Na lista de visitações, estavam empresas como Laticínio Tutty, Floraplac MDF, Pólo Moveleiro – nas empresas MaqMóveis e Sabino. O grupo também visitou o Parque Ambiental, Arena Verde, Lago Verde, o Porto Marina Rio Capim, além da Fazenda Mimosa.

Segundo Edicarlos Matos, turismólogo do SESC, Paragominas tem muito a mostrar para o turista. Essa turma foi voltada para o turismo de negócios, por isso o roteiro incluiu grandes empresas da cidade. Contudo, existe uma aptidão para o turismo rural, de aventura, etc. “Nesta turma, conseguimos trazer 17 pessoas, que foram impactadas positivamente com a visita. Para o próximo ano, pretendemos trazer um ônibus Double deck, com 56 lugares ocupados”, afirma Edicarlos.

Para Aparecida Luciano, titular da SECULT, está faltando transformar esse potencial em produto. “O turismo é o produto cultural do município empacotado e embrulhado para presente na prateleira, à disposição do turista, do cliente. Precisamos oferecer esse produto”, explica a Secretária.

Clementino Rodrigues, de 70 anos, também é outro aposentado que está curtindo o tempo livre para viajar. Ele e a esposa, dona Berenice já conhecem quase todo o país, mas nunca tinham visitado Paragominas. Clementino diz que leva da cidade uma referência muito boa. “Gostei de todos os passeios que foram proporcionados, mas devo dizer que a receptividade foi excelente e que nós nem esperávamos que seria tão boa”, revela. Berenice, casada com Clementino há 46 anos, diz que tinha curiosidade em conhecer Paragominas. “A cidade está de parabéns! O passeio foi nota mil! Nunca esperei que pudéssemos ser tão bem recebidos. Adorei o aconchego das pessoas. Voltarei aqui, com certeza”, alegra-se.

Na noite de sábado, o grupo foi homenageado com apresentações culturais de bailarinos, dançarinos e professores da Escola de Dança da Prefeitura. Estiveram presentes na recepção aos turistas, as secretárias de Educação e de Cultura, Mozimeire Costa e Aparecida Luciano, respectivamente. Aliás, ambas estiveram com o grupo em vários momentos da programação dos 4 dias. “Esse é o aconchego de Paragominas”, concluiu a Secretária de Educação.