Paragominas recebe Seminário sobre reciclagem e empreendedorismo

Município Verde se destaca por ações e projetos sustentáveis e geração de renda

Com o objetivo de fortalecer as cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis no Pará, Paragominas recebe nesta quarta-feira, 25, o Seminário “Política de Resíduos Sólidos e Incubação de Empreendimentos de Catadores de Paragominas”. O evento realizado pela Prefeitura municipal por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) reunirá instituições publicas e privadas além de catadores independentes, no auditório da Secretaria de Assistência Social.

A primeira parte da programação contará com uma mesa redonda sobre políticas públicas e à tarde, ocorrerá a apresentação do projeto de incubação para o fortalecimento das cooperativas e associação de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, que é um dos objetivos do evento.

Paragominas é um dos municípios paraenses que mais se destaca por incentivar ações sustentáveis e de reciclagem. Hoje, existem duas cooperativas formalizadas no município, porém há também centenas de catadores que trabalham individualmente na cidade. Além disso, o Município Verde está implantando uma cooperativa de resíduos orgânicos no conjunto habitacional Morada dos Ventos.

De acordo com Rose Oliveira, coordenadora de habitação da Secretaria de Assistência, eventos como este são importantes não só pela preservação do meio ambiente, mas pela geração de renda para aos catadores e suas famílias, bem como um negócio do futuro.

O Seminário é voltado para catadores, associados e cooperados de organizações e instituições que trabalham com reciclagem. Os interessados podem comparecer no local do evento, auditório da Secretaria de Assistência Social e preencher ficha de inscrição gratuitamente. São 80 vagas.