Paragominas renova compromisso com o Meio Ambiente

0

Conhecido como modelo de Município Verde no Brasil, o município paraense planeja atingir novas metas

 

Após oito anos de trabalho em prol da preservação ambiental e sustentabilidade da produção, Paragominas repactua, nesta segunda-feira dia 20, o compromisso pelo “Desmatamento Zero”, em cerimônia promovida pelo Programa Estadual Municípios Verdes (PMV), que faz parte da ação itinerante da secretaria, cujo objetivo é discutir as metas estabelecidas localmente e a nova pactuação.

A reunião será dividida em duas etapas e locais. No primeiro dia, 20, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, será feita a Apresentação do Diagnóstico do Pacto Contra o desmatamento e sua repactuação, a partir das 18h. Este primeiro encontro será em formato de audiência pública, aberta a toda a sociedade civil.

Já no dia 21, a partir das 9h, no auditório da Prefeitura de Paragominas, o evento será voltado para instituições, associações de trabalhadores rurais, grupos de trabalho e pesquisa. A programação contará com a apresentação do Diagnóstico da Dinâmica de Desmatamento e oficinas técnicas para se chegar ao Plano de Prevenção, Controles e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD).

Todas as pesquisas serão apresentadas pela Floram, empresa especialista contratada por meio do Fundo Amazônia e que está realizando o diagnóstico em outros 44 municípios do estado mais um distrito – o Castelo dos Sonhos.  Segundo a coordenadora do PMV, Camila Miranda, o objetivo desta fase do programa é estabelecer oito bases locais, descentralizando o Programa Municípios Verdes para atuação em todo o Pará.

Apesar das várias caravanas itinerantes, a coordenadora do PMV acredita que a visita em Paragominas é diferenciada. “A ideia do programa é revisitar o pacto no município que é a origem de tudo e serviu de modelo e inspiração para os outros. Estamos com caravanas em 45 municípios, mas Paragominas é o berço do projeto, então estamos bem entusiasmados com a revisitação”, pontua.

Para o Secretário extraordinário do Programa Estadual “Municípios Verdes”, Justiano Netto, o encontro será um momento de “renovação de votos”, como um casamento. “A reunião será marcada por duas iniciativas importantes e uma delas é o repacto. Este é um momento de renovar os votos e fazer novos planos, como se fosse um casamento, por exemplo”, explica Justiniano.

A Secretária do Verde e Meio Ambiente de Paragominas, Jaqueline Peçanha, revela que o município não só fez o seu dever de casa, como avançou nas ferramentas de gestão ambiental que hoje são as maiores aliadas da produção sustentável, conferindo mais segurança ao produtor e à gestão pública. “Não há espaço para retrocesso em Paragominas. Há uma constante reinvenção do projeto ambiental, que antes era pautado apenas em ações de comando e controle e hoje, o investimento é em tecnologias que permitam a tomada de decisões a fim de conferir de fato sustentabilidade nos empreendimentos que se instalam no município.”

Uma história de superação

Paragominas é pioneira quando o assunto é desmatamento zero. Em março de 2008, a sociedade, entidades e poder público municipal firmaram o “Pacto Pelo Desmatamento Zero”, iniciativa pioneira em todo o país, cujo objetivo era frear o avanço sobre a floresta. Naquele mesmo ano, o Ministério do Meio Ambiente lançava a primeira lista do desmatamento, com 36 municípios “campeões” em desmatar a Amazônia e Paragominas estava no topo da lista. E o Pacto foi o pontapé inicial para a mudança de posicionamento e imagem de Paragominas.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade