Paragominas rompe as barreiras do Estado e ganha visibilidade no mundo através da Plataforma Google Earth

Até na Espanha a notícia foi destaque, o jornal El País produziu uma matéria sobre a “nova” versão do Google Earth, que fala sobre Paragominas

Não é novidade que Paragominas segue um modelo de gestão ambiental pioneiro, o que lhe garante cadeira cativa como uma das cidades brasileiras cuja produção rural não só respeita o meio ambiente, como o considera um forte aliado. Esse é um dos motivos de até o Google Earth, com sua nova ferramenta de interação, mostrar como surgiu o pacto para transformar Paragominas em um Município Verde. O jornal espanhol “El País” mostrou como essa nova plataforma do Google funciona e também destacou Paragominas. Na matéria, o “El País” contou como o município vem mudando a sua geografia desde que adotou um pacto para o controle do desmatamento. O assunto também foi destaque no canal Globo News, no programa “Em Pauta” com Sérgio Aguiar.

A ferramenta digital chamada Voyager serve para contar histórias usando o Google Earth como plataforma, mostrando onde e como elas acontecem. A ferramenta é interativa e oferece um contexto profundo sobre os temas abordados. E um desse projetos que vem ganhando destaque é “Eu sou Amazônia”, que mapeou 11 locais em diversas partes da Amazônia e conta suas histórias, incluindo as dos povos indígenas.

O mais interessante é que permite interação dos usuários disponibilizando o monitoramento de áreas desmatadas, demarcações indígenas e assim, o internauta tem a oportunidade de conhecer melhor a região Amazônica.

E adivinha?? Agora o mundo vai ficar sabendo como nossa cidade mudou depois de adotar um modelo de desenvolvimento da produção sustentável. O Google Earth mostra também os pontos onde a pecuária verde está sendo implantada e comparada, no mapa, com a área destinada à pecuária extensiva.

Para o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, o modelo ambiental adotado no município ganhou o mundo. “De 2008, quando o Projeto ‘Paragominas Município Verde’ nasceu, até os dias de hoje a gestão ambiental municipal vem amadurecendo e servindo de inspiração para outras cidades do Estado e do país. É muito gratificante ver que a história de Paragominas poderá ser conhecida por mais pessoas. Mais ainda, esse fator nos motiva a manter a vanguarda da produção sustentável”