Paragominas sedia evento para debater sobre o uso da energia fotovoltaica no município e região

Na noite desta última terça-feira (7), o Teatro Reinaldo Castanheira foi palco do evento Paragosol que reuniu diversas pessoas, entre empresas e autoridades, a fim de discutir sobre a produção de energia fotovoltaica, e a desmistificação do processo para adquirir este bem renovável e sustentável para toda a sociedade.

“Vem crescendo muito no Brasil a geração de energia através dessas fontes renováveis que são prementes, o sol está aí permanente de graça para todo mundo, nós estamos na linha do Equador, e pode se dizer onde há uma insolação, um nível de luminosidade muito grande durante o ano inteiro”, disse o Prefeito Paulo Tocantins que esteve presente no evento.

Diversos parceiros estiveram presentes, como a Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (COOBER), que foi a pioneira em utilizar este bem em Paragominas. “Paragominas novamente na frente fazendo o programa Paragosol que é uma forma de liderar essa transição energética, em que a sociedade percebe que o valor da conta de energia é cada vez mais caro e a possibilidade que o consumidor tem de produzir a sua própria energia”, falou o presidente da COOBER, Raphael Vale.

O evento teve momentos importantes, como a assinatura do termo Paragosol, que segundo Raphael, consistem em um programa de cooperação multidisciplinar onde a Prefeitura, Câmara dos Vereadores, Coober, OCB, o Sebrae que vai liderar esse processo, vão tomar várias medidas para ir mostrando para o consumidor as possibilidades que existem e os caminhos do benefício de produzir a sua própria energia através da luz do sol com as placas solares fotovoltaicas.

Outro grande ponto do evento foi a apresentação do projeto de energia solar que a Prefeitura de Paragominas pretende aplicar em seus órgãos a fim de melhorar na economia do município bem como do poder municipal. “A COOBER já está instalada em Paragominas há alguns anos e já dá para gente ter uma ideia das vantagens de se gerar a própria energia e baseados neste exemplo da COOBER nós estamos com um projeto para a geração de energia pela nossa Prefeitura que vai abater nas contas de todas as unidades consumidoras, todos os órgãos públicos”, afirmou o Prefeito.