Paragominas será o 1º município no Norte a ter 100% de casas abastecidas com água tratada

Indispensável para a vida, a água é utilizada em uma variedade de processos em casa, de matar a sede e tomar banho até lavar roupas e limpar a casa. Essa água vem da rua, e é entregue pelo sistema de abastecimento de água do município, mas você sabe como tudo isso funciona?

Vamos explicar o que é saneamento básico: é um conjunto de medidas que visam garantir a preservação ambiental e manutenção de resíduos, através de serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem, limpeza urbana e manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. Esses serviços são prestados pela Prefeitura de Paragominas e pela Agência de Saneamento de Paragominas – Sanepar, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa destes por parte da população, além da sua importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente.

A Prefeitura de Paragominas, através da Sanepar, em 2013 atendia 53% da população com tratamento de água em residências, e neste período apresentou dois projetos ao Governo Federal para a duplicação do sistema de abastecimento de água, e de lá para cá com recursos próprios, continuou o trabalho e hoje atende 95% da população.

Hoje (03), a Prefeitura de Paragominas, o Ministério da Integração Nacional e Ministério das Cidades irão assinar um ato administrativo que libera recurso dos dois projetos, o da zona rural no valor de 7 milhões que irá beneficiar 27 comunidades do campo que ainda não possuem o sistema de abastecimento de água, e o outro será de 30,8 milhões para a construção de 04 grandes reservatórios, 02 estações de tratamento de água, 6km de adutora, hidrometração, micromedição, pitometria, investimento de automação que irão permitir a melhoria e eficiência do sistema.

Essas melhorias irão garantir que Paragominas tenha água suficiente para os próximos 15 anos garantindo o crescimento da cidade. “A população ganha com segurança hídrica e com aumento da produção de água, e o risco de faltar água será menor. Também teremos a qualidade dos serviços, que se tornarão mais rápidos em função do melhoramento tecnológico.” explica o Superintendente da Sanepar, Herenildo Maciel.

O evento acontecerá hoje (03), no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais a partir das 15h com a presença do prefeito Paulo Tocantins, com o Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho e do Ministro das Cidades Alexandre Baldy.