Paragominas simplifica processo de legalização de empresas com sistema online

Redesim começou a funcionar este mês e já teve mais de 30 cadastros

Com o objetivo de agilizar e desburocratizar o processo de abertura de empresas, a Prefeitura de Paragominas aderiu, em abril, à REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios). Criada com base nas diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas, previstas na Lei 11.598/07, a Redesim é um sistema online que centraliza as informações de cadastro das empresas e permite o acompanhamento virtual dos trâmites necessários para efetuar o registro empresarial.

Segundo a agente de desenvolvimento do município, Valquíria Sena, o novo sistema agiliza e facilita o processo de abertura de empresas e apresenta grandes vantagens para novos empreendedores. “Antes, o processo era bem longo e cansativo, tendo o contador que reunir documentos e apresentá-los à Junta Comercial do Pará (Jucepa) e aí, o órgão avaliava a viabilidade do negócio e, caso necessário, verificava a informação com órgãos relacionados à causa da empresa, seja a Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente, etc”, explica Valquíria.

“Com a Redesim, agora basta apresentar os documentos na Jucepa, efetuar o cadastro da empresa e, então, é possível acompanhar o processo pela Internet, sem precisar ficar se deslocando de um local para o outro”, afirma a agente de desenvolvimento. De acordo com Valquíria, com a desburocratização do processo, o tempo necessário para abrir uma nova empresa ou negócio reduziu de forma significativa. “Antes, a média eram 30 a 60 dias para realizar todo o processo de abertura de empresas. Com o sistema, é possível concluir o processo em até cinco dias”, destaca.

Desde que começou a funcionar, cerca de 90 empresas já utilizaram o serviço, o que significa que sua adesão é um sucesso. Além da agilidade, o sistema também apresenta vantagens financeiras para quem deseja abrir o próprio negócio. Para o técnico contábil, Jorge Luiz Ribeiro, o processo ficou até 50% mais rápido. “Com a utilização do sistema, o tempo para fazer a consulta prévia reduziu totalmente e outros serviços, como a solicitação de documentos ficaram muito mais simples, porque agora são automáticos”, comenta.

Jorge acredita que o sistema também facilitou a análise do processo e o acompanhamento pela Internet. “Sem dúvida, o sistema trouxe pontos muito positivos para a realização do processo de abertura de empresas. Espero que, com o tempo, consigam simplificar ainda mais”, conclui.

Quem também comemora a novidade é a secretária de administração de Paragominas, Graça Quadros. Para ela, o sistema online é uma grande conquista. “Os benefícios e vantagens são diversos. Mas o que podemos destacar são: a celeridade do processo e a comodidade que a Prefeitura oferece para pessoas que desejam sair da informalidade e se beneficiar com vantagens como crédito junto aos bancos e etc. Esses pequenos empresários podem alterar a razão social ou os objetivos da empresa de casa ou do escritório, por exemplo”, aponta a Secretária de Administração.

Graça também explica que com essa iniciativa todos economizam tempo e reduzem possíveis custos, mas reforça que a Secretaria de Administração fica à disposição de pessoas que ainda têm dúvidas ou dificuldades para acessar o sistema. “Os sistema é simples e autoexplicativo, mas se pessoas tiverem dúvidas ou dificuldades podem procurar a sala do empreendedor, na Secretaria de Administração de segunda a sexta em horário comercial que vamos atendêl-los com maior prazer”, destaca Quadros.