Paragominas tem a maior competência em trânsito do Estado

Há quase vinte anos, foi aprovada a municipalização do trânsito na cidade, com isso os agentes de trânsito já operavam com competência municipal e estadual, mas em 2006 quando a ex governadora Ana Júlia Carepa iniciou o mandato, o convênio entre o Detran e Prefeitura de Paragominas cessaram, ficando assim por 11 anos limitado às competências municipais, o que dificultou o combate aos acidentes de trânsito, pois contava apenas com 03 agentes estaduais, o que tornava ineficaz a realização de ações de combate a embriagues, por exemplo.

O prefeito Paulo Tocantins e o deputado Sidney Rosa, conseguiram após muito diálogo acelerar o processo e enfim assinar o convênio para a cidade, o que trará a curto prazo reflexos positivos, como a diminuição de acidentes. Hoje Paragominas conta com 37 agentes que terão, a partir deste convênio, competências não só Municipal e Estadual dentro das vias urbanas, mas também rodoviária dentro da área de limite da cidade.

Nos últimos dias 23, 24 e 25 de março ocorreu a última etapa do convênio entre Prefeitura de Paragominas e Detran, onde foram ministrados treinamentos sobre procedimentos realizados pelo Detran no âmbito de infrações estaduais, o objetivo deste convênio é uma gerência ainda maior sobre as vias urbanas e rodovias estaduais que cortam o município, como a PA 125 e PA 256. Isso, torna Paragominas o município com maior quantidade de competências no trânsito do Estado do Pará.