Paragominas tem “Prefeito Amigo da Criança”

Há cinco edições, a Fundação Abriq reconhece gestores brasileiros com as melhores ações sociais para crianças e adolescentes.

Pela segunda vez, Paragominas é reconhecida nacionalmente pela Fundação Abrinq, por ter um “Prefeito Amigo da Criança”. Paulo Tocantins, que está à frente do município, teve sua gestão avaliada pela instituição, concorrendo no eixo relacionado a processos de gestão. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada ontem, 22, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Paulo Tocantins apresentou resultados referentes às linhas de ação propostas, que são a consolidação de uma política municipal para a infância e adolescência e o aprimoramento de políticas e serviços que constituem prioridades nacionais. Foram avaliados aspectos como a elaboração do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA), acesso e qualidade no ensino infantil, fortalecimento do ensino fundamental, prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes, prevenção e erradicação do trabalho infantil, fortalecimento do conselho tutelar, entre outros.

Para o Prefeito Paulo Tocantins, todas as ações que promovam o desenvolvimento social e educativo das crianças e adolescentes de Paragominas sempre serão prioridades. Ele conta que, só nos projetos sociais tocados pelas secretarias de cultura e de assistência social, são mais de 2 mil crianças e adolescentes atendidos. “Oferecemos aulas de dança, música, teatro, atividades esportivas, cursos de geração de emprego e renda para os pais dessas crianças, além do acompanhamento psicossocial. Na Rede Municipal de Ensino, são mais de 25 mil alunos, que contam com infraestrutura de qualidade, professores capacitados, transporte escolar e uma das melhores merendas do país”, destaca Tocantins. “Mas, também nos preocupamos em fortalecer a Rede de Proteção de Direitos. Já está tramitando na Câmara dos Vereadores de Paragominas, um projeto de lei proposto pelo executivo, para a implantação de um segundo Conselho Tutelar”, completa.

Cerca de quatro mil municípios, de todos os estados do Brasil, já participaram do Programa Prefeito Amigo da Criança. Nesta edição, que avalia as gestões referentes ao período de 2013-2016, o programa está dividido em seis eixos: Promovendo Vidas Saudáveis, Acesso à Educação de Qualidade, Proteção, Protagonismo, Redução de Riscos e Desastres Naturais e Processos de Gestão. Esta é a segunda gestão de Paragominas premiada, em 2012 o então prefeito, Adnan Demachki, foi contemplado.

A Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), Tânia Cardoso, elogia a iniciativa e a considera uma forma importante de reconhecimento ao bom trabalho que vem sendo feito no município. “O gestor não tem medido esforços para que as ações e serviços da assistência social se mantenham com qualidade. O compromisso dele tem sido fundamental. Hoje, contamos com programas importantes voltados para crianças e adolescentes como os de convivência e fortalecimento de vínculo, que procuramos aperfeiçoar constantemente, não só com estrutura, mas com a capacitação frequente de nossa equipe técnica”, explica Tânia. A secretária também enfatiza que além da satisfação de ter uma gestão ser reconhecida com o prêmio, hoje o trabalho também é reconhecido pela população que sempre procura os serviços pela qualidade e seriedade.