Paragominas tem vasta programação voltada para os cuidados com a saúde da mulher

0

Outubro chegou e com ele a intensificação das ações em prol do bem estar da mulher. Paragominas, no nordeste do Estado, organizou extensa programação, que já começou e vai até o final do mês. A cidade já está em clima de “Outubro Rosa”, com os prédios públicos iluminados com a cor rosa, além das ruas, com o meio fio todo pintado de rosa. Serão ações das mais diversas, que vão de atendimento médico especializado nos postos de saúde a uma grande caminhada pelas ruas da cidade.

No dia 10 de outubro, as ações começam pelo Hospital Regional, com palestra do médico mastologista, Breno Albuquerque, falando sobre o câncer de mama e orientações para fazer o autoexame. A partir desta data até o dia 28, o Hospital vai disponibilizar o exame de PCCU, coletado no próprio local, nos dois turnos – matutino e vespertino, somente para colaboradoras.

No dia 11 de outubro, a partir das 18h, a Praça Célio Miranda recebe a “Noite da Mulher”, com programação cultural, bate-papo com médico mastologista Breno Albuquerque, além de música e louvor.

No dia 14 de outubro, a partir das 17h, as ações seguem no Instituto Federal do Pará (IFPA), com orientações sobre a saúde da mulher. Já no dia 20, será realizado o grande Dia D, em todas as unidades de saúde da cidade, com atendimento exclusivo para as mulheres, com consulta médica, solicitação de exames – mamografia na faixa etária de 50 a 69 anos, com agendamento no próprio posto, coleta de PCCU; teste rápido de sífilis e HIV; aferição da pressão arterial e glicemia capilar; atendimento odontológico (para os postos que possuem o serviço), além de palestras.

Já no dia 21, sexta-feira, a partir das 18h, concentração no estacionamento do Supermercado Aliança, no bairro Parque das Américas, com parceria do Projeto Saúde na Praça, onde as participantes estarão vestidas com roupas cor de rosa, e vão caminhar por ruas da cidade, atentando para os cuidados com a saúde da mulher. O término da caminhada será no Lago Verde, onde serão disponibilizados serviços de saúde, como teste rápido para HIV, glicemia capilar, aferição da PA e um aulão de dança, com a Professora Edna.

De 24 a 27 de outubro, o Hospital Municipal realiza palestras e coleta do PCCU, nos dois períodos – manhã e tarde. Já no dia 28, a partir das 19h30, fechando a programação do mês, será realizado o “Culto Rosa” em ação de graças, na Igreja Assembleia de Deus, templo Central, em frente à Praça da Bíblia.

Vencer a batalha contra o câncer de mama é possível!

Rosilene Maria Torres Lobato é enfermeira e trabalha na Prefeitura de Paragominas há 19 anos. Cuidar da saúde de centenas de pessoas todos os dias era a sua prioridade. E foi na correria das trocas de plantões, que Rosilene esqueceu de cuidar de si.

Aos 46 anos descobriu um câncer de mama. Emocionada, ela relembra que as consultas médicas eram feitas pelos “corredores dos hospitais”. “A gente nunca acha que vai acontecer conosco. Sabia que tinha um nódulo no seio esquerdo, mas pensei que não fosse passar disso. Não dei importância. Até fazer o autoexame e notar que ele estava crescendo. Foi aí que procurei um especialista e descobri o câncer, que estava já em fase avançada”, emociona-se.

“Passei por todos os estágios do câncer: a queda de cabelo, a perda de peso, os enjoos provocados pelo tratamento. Mas, graças a Deus e à minha família, estou de pé e me recuperando da cirurgia”, conta. Em tempos de Círio de Nazaré, Rosilene diz que Nossa Senhora vai abençoar a sua recuperação. Dia 20 de setembro, a enfermeira foi submetida a uma mastectomia, onde foi retirada a mama esquerda. “Se eu pudesse dar um conselho às mulheres seria para fazer o autoexame e nunca, nunca deixar a saúde em segundo plano”, finaliza.

O médico mastologista Breno Albuquerque explica que casos como este da Rosilene são mais comum do que se gostaria. O diagnóstico salva muitas vidas e é por isso que campanhas como o “Outubro Rosa” são importantes. “É imprescindível que as Prefeituras e os Estados tenham atitudes reais para modificar a realidade desses pacientes, dispondo de exames, profissionais especializados e material para biópsia precoce”, destaca o médico. “Em Paragominas percebemos que há uma consciência e vontade política para montar um serviço que diagnostique precocemente e encaminhe a paciente para um serviço de referencia”, afirma Albuquerque.

Ele ainda explica que prevenir é muito mais econômico do que tratar a doença. “O SUS paga a mamografia, a biópsia e o histopatológico, enquanto uma paciente com metástase pode gastar até 100 mil reais”, compara.

O mastologista explica ainda que os sintomas mais comuns do câncer de mama são nódulos palpáveis na mama e axila. Descarga capilar sanguinolenta (sangue que sai do seio) também é um importante sintoma. As dores nos seios só estão em 13% dos casos. “Os tumores iniciais são assintomáticos, descobertos apenas com o rastreio anual, por isso a mulher deve manter suas consultas e exames em dias”, completa.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade