Paragominas vai entrar na rota turística do Serviço Social do Comércio

Até novembro deste ano, o Serviço Social do Comércio (SESC) vai trazer a Paragominas o primeiro grupo de turistas, em excursão totalmente organizada pela instituição, com roteiro voltado para o turismo rural.

O Ministério do Turismo, no documento “Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural”, o define como “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. Ainda segundo a instituição, é uma área dentro do turismo que vem crescendo no Brasil.

Levando em consideração as potencialidades da região de Paragominas, a cidade recebeu durante o início do mês de junho, dois turismólogos do SESC Pará, no intuito de levantar esse potencial e construir um roteiro turístico para o município. Com a rota pronta, o próximo passo é oferecer como produto aos associados do SESC. Para quem não sabe, o SESC é o maior operador de turismo social do país, oferecendo uma extensa programação de passeios e excursões elaborados por profissionais especializados, com roteiros que valorizam sempre a cultura regional e preservação do meio ambiente.

Segundo Ângela Nóbrega, do SESC Pará, Paragominas surpreendeu com seu potencial turístico. Foram três dias de visitações em fazendas, áreas de produção, empresas e balneários, no intuito de mapear os possíveis pontos de visitação turística. “A cidade possui uma boa infraestrutura urbana, como transporte, bons hotéis e restaurantes, a segurança, pontos que o turista leva em consideração, mas precisa ser lapidada. Os empresários ainda não sabem que possuem grandes potenciais dentro de suas propriedades rurais e que podem gerar uma renda a mais para eles e para o município”, revela Ângela.

A Secretária de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer (SECULT), Aparecida Luciano, que acompanhou a equipe nesses três dias, conta que a Prefeitura sensibiliza há algum tempo, os empresários para o investimento em turismo. Conta também que vários cursos já foram realizados para capacitar os profissionais da área, principalmente pessoas que trabalham no setor hoteleiro. “Já ofertamos cursos de camareira, recepcionista de hotel, garçom, cozinha regional, barman, guia turístico; enfim, capacitações voltadas para o ramo do turismo, mas sabemos que precisamos de mais para avançarmos na atividade”, afirma Aparecida. “É possível ganhar dinheiro com o turismo aqui em Paragominas. Muita gente pensa que turismo é sol e praia e não é só isso. A cidade movimenta muito o turismo de negócios e de conhecimento, uma vez que recebemos universidades e instituições de pesquisa que querem conhecer mais o projeto ambiental de Paragominas”, complementa a Secretária.

Para Aparecida, está faltando transformar esse potencial em produto. “O turismo é o produto cultural do município empacotado e embrulhado para presente na prateleira, à disposição do turista, do cliente. Precisamos oferecer esse produto”, finaliza a Secretária.