Paragominense vencedora do Prêmio Rural Sustentável é destaque nacional

Recentemente Paragominas trouxe para casa mais um prêmio, dessa vez o Prêmio Rural Sustentável, na categoria “Inovação na Assistência Técnica”, que foi conquistado pela técnica de campo, Suzane Mendes Cardoso, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Pará.

Suzane conquistou este destaque nacional com o projeto que discute e fomenta a introdução da apicultura no Sistema Agro Florestal em Paragominas com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).

“Essa premiação serve para me estimular a continuar na luta pela agricultura familiar e pela apicultura. Acredito no potencial de cada produtor e sei que ainda preciso fazer muito enquanto técnica para poder ajudá-los. Sou muito grata a Deus por me permitir trabalhar fazendo o amo e sempre digo: cada ser humano tem uma missão na terra. Eu escolhi a missão de levar a atividade mais doce que existe, a apicultura, para o homem do campo, e desta forma, poder contribuir para uma produção digna e integralmente sustentável”, falou Suzane.

O prêmio colocou mais uma vez a cidade em destaque como grande incentivadora da agricultura familiar, case de sucesso do município, como enfatiza o Prefeito Paulo Tocantins, “reconhecimentos como este são primordiais para que possamos alavancar cada vez mais o que é nosso, produzido em nossa terra, dessa forma vamos alcançando mais subsídios que ajudam no crescimento da nossa agricultura familiar”.

O projeto vencedor, de autoria da técnica Suzane, é denominado “Abelha Verde”, atendendo 20 famílias de Paragominas, utilizando técnicas da apicultura em conjunto com a produção agrícola, como meio de sustento e fomento econômico.

“Esse prêmio só evidencia o potencial que temos no setor agrícola de Paragominas, onde pequenos, médios e grandes produtores têm oportunidades para desenvolverem seus potenciais. E a Prefeitura, sabendo da importância dessa linda e doce atividade, não está medindo esforços para tornar o município destaque nacional”, contou Suzane.

A premiação está prevista para o início do próximo ano, em Brasília, com cerimônia de entrega feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro do Projeto Rural Sustentável, idealizador do prêmio.