Plataforma digital ajuda Paragominas a gerir com mais eficiência e transparência os recursos

Não tem coisa mais chata que burocracia, os empresários que o digam, não é? E quando há muita burocracia, regras e procedimentos envolvidos a tendência é causar estresse e ansiedade.

Atualmente estamos cercados por tecnologias que tornam a execução de diversas tarefas mais simples. Pensando nisso, Paragominas inicia uma nova fase na economia com um modelo inovador da gestão fiscal para desburocratizar e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias das empresas.

Mas afinal, que modelo é esse que vai salvar a vida dos empresários? É o Programa de Modernização da Administração Tributária Visando o Desenvolvimento Sustentável de Paragominas – PMAIS, que vai reestruturar e melhorar a gestão do setor tributário municipal trazendo modernas tecnologias, novos métodos para facilitar o fluxo de todos esses processos, modernizar a legislação, vai ter também treinamento dos servidores municipais e melhoria no atendimento aos contribuintes do município. Ou seja, eficiência na gestão pública do município.

Como vai funcionar?

Esta nova plataforma tecnológica possui diversos benefícios que, além de facilitar a vida das pessoas, também ajuda o município a gerir com mais eficiência e transparência os recursos oriundos de tributos. A plataforma contempla a Nota Fiscal de Serviços Digital (NFSd), e ainda a Empresa Digital, o Domicílio Tributário Digital (DTD) e o Alvará Digital, entre outras atividades previstas para este ano. E para facilitar a vida das empresas, a nova plataforma tecnológica (paragominas.desenvolvecidade.com.br/nfsd) oferece um serviço de recadastramento eletrônico das empresas, credenciamento e acesso com senha e Certificado Digital ICP-Brasil, ambiente de notícias, acesso rápido para consulta de processos, consulta e obtenção do recibo de retenção na fonte, verificação de autenticidade da NFSd, dentre outras.

Aí você se pergunta: como vou entender e aprender tudo isso?

Calma, vai ter curso gratuito para aprender tudinho isso aí! Eles acontecerão nos dias 29 e 30 de junho e 18 de julho, um é destinado exclusivamente ao Microempreendedor individual (MEI) e outro aos empresários, contadores, profissionais da área tributária, fiscal e financeira das empresas. Nos cursos serão apresentados a legislação federal e municipal, os processos relacionados à emissão, desde os requisitos iniciais, como o acesso ao sistema, o recadastramento eletrônico das empresas, credenciamento, escrituração, emissão de guias de ISS Próprio e Retido na Fonte, dentre outros.

O PMAIS será implantado pela Desenvolve – Tributação Municipal Sustentável e conta com parceria do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Receita Federal, Sebrae, ADVB-PA, Faculdade Metropolitana, Sindicato dos Comerciantes de Paragominas (Sincompar), Sala do Empreendedor Paragominas, Associação dos Contadores de Paragominas e Leste Pará (Ascopel) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Pará (Sescon-PA).