Poder municipal incentiva a criação de cooperativas no âmbito da agricultura familiar

A agricultura familiar, carro chefe da cidade de Paragominas, vem crescendo com o passar dos anos e com o incentivo dado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). Para que a produção se tornasse mais organizada, principalmente no quesito da venda de mercadorias, enxergou-se a necessidade de criar cooperativas a fim de auxiliar os produtores rurais.

Inúmeras são as cooperativas formadas no município, entre elas está a Cooperuraim, uma entidade que foi criada para fortalecer os agricultores em relação a comercialização e verticalição de seus produtos, com apoio e incentivo da Semagri, principalmente em relação a capacitação dos envolvidos.

O presidente, Fabiano Andrade, falou sobre esse apoio dado pela secretaria, e a importância da criação da Cooperuraim, “nos auxiliam através de cursos, treinamentos, palestras, facilitação na comercialização de matéria prima como por exemplo lona para estufa e adubos. Além da comercialização dos produtos por um preço melhor”, disse.

Outro ponto citado pelo cooperado, foi no quesito da comunicação entre os produtores, o que facilita na troca de uma mercadoria, “hoje quando um produtor não tem determinado produto eles trocam seus produtos para atender a cooperativa ou clientes externos”, afirmou.

De acordo com Fabiano, a cooperativa vem também para ajudar no suprimento das mercadorias, onde a cada seis meses é feito um planejamento dos produtos necessário para o próximo semestre, ajudando na organização da produção para venda na PAA Conab ou merenda escolar, sendo esta última incentivada diretamente pela Semagri, que intensifica o consumo dos produtos para a utilização na alimentação escolar fornecida pelo município, o que, mais uma vez a cooperativa se mostra eficaz, já que por causa da mesma o processo de compra das mercadorias para a merenda escolar ficou mais fácil.

O fortalecimento na capacidade de compras é algo que também é muito promissor após a criação das cooperativas, onde os produtores se unem e compram em maior quantidade, conseguindo assim um melhor preço com um custo menor de produção. Sem falar em serviços como assistência técnica que ficou mais facilitado após a criação da entidade, onde o coletivo é mais eficaz que o individual.

O secretário municipal de agricultura da Semagri, Breno Colonelli frisou sobre a importância da criação dessas cooperativas que vieram para unir os produtores, e fortalecer o município como um todo, principalmente no quesito da produção, “a importância do cooperativismo pro município está diretamente ligada na potencialidade desse produtor melhorar a sua capacidade produtiva”, destacou.

Breno também falou sobre o trabalho coletivo destes agricultores, principalmente na agricultura familiar, como meio potencializador na inserção no mercado de trabalho, “as cooperativas são uma oportunidade dos produtores se unirem para ganhar mais força no mercado e atingir mercados que eles não alcançariam individualmente”, disse.

É uma meta da Prefeitura de Paragominas chegar ao final do ano de 2020 com um investimento de 60% nas compras destinadas a merenda escolar vinda de produtores pertencentes a agricultura familiar. Por isso, a Prefeitura, através da Semagri, incentiva a criação de cooperativas, fazendo com que os pequenos produtores tenham uma constância anual no fornecimento, e assim tenham durante todo o ano produtos que possam ser fornecidos e consumidos pela Prefeitura de Paragominas. Através da cooperativa, com essa união de pequenos agricultores eles conseguem ter essa constância, fazendo com que o seu trabalho seja cada vez mais consumido e valorizado, principalmente pelo poder público municipal.