Agência de Saneamento de Paragominas – SANEPAR

Responsável: Rosilene Gomes Costa (Secretária de Saneamento)

Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Endereço: Rua do Contorno, 678, Centro.

Telefone: (91) 3729-8018 / 8019

E-mail: sanepar@paragominas.pa.gov.br / rosilene.gomes@paragominas.pa.gov.br

Competências

• A Agência de Saneamento de Paragominas – Sanepar é uma autarquia municipal, responsável pelo abastecimento público de água e pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto, além da difusão de técnicas de educação e conscientização ambiental. Foi criada em 2008 por ato do poder executivo através da Lei municipal n° 682/2008, com o objetivo primordial de fornecer água tratada com qualidade para a população, e no decorrer dos anos promoveu significativas mudanças no âmbito social e de saúde pública do município.
  • A agência opera uma Estação de Tratamento de Água, que abastece hoje cerca de 47% da população de Paragominas e através da captação subterrânea fornece água para mais 45% da população, numa realidade superior a 110 mil habitantes. No setor de esgotamento sanitário é também responsável pela operação de quatro Estações de Tratamento de Esgoto, que atendem as populações beneficiadas pelo projeto de habitação do Governo Federal – “Minha Casa, Minha Vida” e loteamentos privados. Além disso, é responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto que fará o tratamento do efluente doméstico de toda a população de Paragominas, trazendo benefícios intangíveis e mais qualidade de vida a todos.
  • Aliando qualidade dos serviços prestados à segurança operacional, aplicação de tecnologias inovadoras e bom atendimento, a Sanepar se destaca no setor de saneamento do estado do Pará pela responsabilidade com que desenvolve seus projetos e vem alcançando gradativamente sua meta principal de promover a universalização do acesso ao saneamento, enfatizando a importância do compromisso com a população e o desenvolvimento de ações sustentáveis.

Plano de Saneamento