Prefeito Paulo Tocantins abre programação de painéis no estande da Prefeitura

A Prefeitura de Paragominas esteve de perto acompanhado e participando da Agroshow, e claro, não poderia deixar de contribuir para quem passava pelo seu estande. Por isso, o Prefeito Paulo Tocantins abriu a programação de painéis propostos pela Prefeitura, com a palestra “Cenários, tendências e desafios do Agronegócio em Paragominas: Agricultura, pecuária, aquicultura, apicultura, e floresta”.

“Na palestra falamos sobre tudo o que já foi feito no município de Paragominas na realidade do agronegócio, e as perspectivas do futuro, o que está sendo traçado. Precisamos instigar no produtor rural a vontade de crescer e querer mais, e buscar novas áreas para o investimento dentro da atividade, já que o agronegócio é muito amplo”, afirmou o Prefeito Paulo Tocantins.

O Prefeito também explicou sobre o crescimento do município, aplicado na realidade atual de Paragominas, onde há um encadeamento de ações voltadas para o incentivo e fomentação do agronegócio, principalmente na realidade do micro e pequeno produtor rural, “todo aquele produtor que produz para a agricultura familiar tem que estar inserido no agronegócio, já que o agronegócio não está restrito apenas para grandes produtores”, disse.

Os participantes puderam saber mais sobre a história do município, desde o seu início com a primeira atividade sendo a pecuária, até o período da era madeireira que logo depois foi substituída pela agricultura com foco em grãos, “a pecuária foi a primeira atividade econômica do município que teve sua importância e ainda tem a sua importância até hoje, e também a exploração madeireira de uma forma extrativista que foi extinta depois, a partir daí tivemos que pensar em atividades que viessem a substituir esse setor madeireiro que era o carro chefe, por isso, fomos buscar na agricultura, na agricultura de grãos, a possibilidade de encontrar um novo ramo na economia de Paragominas”, destacou o Prefeito.

O Prefeito falou também sobre a geração de empregos que foi possível após a fomentação na área do agronegócio, principalmente no quesito da piscicultura que irá crescer cada vez a partir de agora com a aprovação da Lei N°961/2018, que regulamenta a criação de espécies exóticas aquícolas em sistema fechado no município de Paragominas.